CHEVROLEIROS - Fórum Chevrolet - Tire suas dúvidas sobre o seu antigo, atual e futuro Chevrolet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Soluções Criativas

2 participantes

Ir para baixo

Soluções Criativas Empty Soluções Criativas

Mensagem por CarlosZ 2/6/2013, 09:44

Eu adoro resolver coisas, mesmos pequenas, com soluções engenhosas, as vezes não é um defeito, mas uma falta de previsão da engenharia do carro, que cria dificuldade aos donos, ou umitem que tem em outro modelo ou carro, que seria muito útil os nossos, aí vem a necessidade de criar soluções, e como dizem a necessidade é a mão da solução!

O que é gambiarra para uns é solução de baixo custo para outros, e o que é preferível? Um carro com problemas ou sem recursos ou uma uma uma idéia bem executada?

Vou mostrar a seguir um monte de alterações, ou gambiarras se assim o quiserem chamar que fiz com o Monza Club, algumas delas já até foram removidas, mas as idéias ficam!

Descrição das modificações e controles extras pelo número nas fotos:

Soluções Criativas Cinzeiro
Soluções Criativas Painelcomcb

1) Chave de acionamento da alteração da temperatura do motor, com o motor quente sobe em 10°C o valor informado pelo sensor para manter o motor trabalhando mais frio. (já removi, porque percebi que aumentava a produção de gases do óleo do motor e dificultava pegar quente).

2) Chave de acionamento manual do compressor do ar condicionado (desliga mesmo na posição do console ativo, para poder usar ar re-circulado quando atrás de um caminhão fumacento no inverno), no Monza com ar original a recirculação do ar só existe quando o ar está acionado na posição de frio máximo, não tem como desligar o compressor do ar nesta situação, a não ser como eu fiz, cortando o fio que vai para o relé e colocando uma chave extra, aí o ar não liga, mas o sistema pneumático deixa em recircular!

3) Chave que aciona o aquecimento do coletor (adaptação para o álcool não original), isso é muito bom para carro a álcool em geral, pois basta dar uma injetada de gasolina e ligar o aquecedor por 15 segundos, para vaporizar a gasolina e pegar de primeira, e mesmo com álcool puro, mas só com álcool, precisa de uns 40 segundos e uma bateria bem forte.

4) Chave de seleção para o Computador de Bordo, tenho dois sensores, um para a temperatura interno colocada dentro da tubulação da grade de ventilação central, que uso para regular a temperatura do ar condicionado, como se fosse um ar digital, porém com controle manual ajustando em conjunto com o ar quente, o segundo sensor é o padrão de temperatura externa.

5) Potenciômetro de regulagem fina para alterar a temperatura do motor percebida pela ECU, está desativado pois agora só uso na chave com aumento fixo de 10°C, mas ainda sera uma solução útil para prevenir superaquecimento em engarrafamentos.

6) Potenciômetro de regulagem do módulo economia, girando para esquerda diminui a potência e o consumo, girando para a direita aumenta a potência e o consumo.
Tópico específico:
Reduzir consumo 20 reais em peças:
https://chevroleiros.forumeiros.com/t184-reduzindo-o-consumo-com-apenas-r-2000-em-pecas#1464

7) Potenciômetro desativado, era para injeção direta de gasolina em emergência, porém não funcionou direito, calculei mal a corrente e o potenciômetro queimou e por ali ficou, já faz alguns anos.

8 ) Manômetro de pressão de óleo do motor, já me salvou um motor, quando um filtro de óleo foi mal posto e ficou vazando, o manômetro acusou e pode corrigir antes de detonar o motor, e a lâmpada não acusava pressão baixa, apagava normalmente.

9) Computador de Bordo, no original era relógio digital, instalado com todas as funções.

10) A lâmpada de indicação Ventilador Acionado, era de alta temperatura, mas agora indica o acionamento da ventoinha do motor, pois o relé da alta estragou logo quando comprei o carro a onze anos, mas na época ninguém sabia consertar, então alterei a função da lâmpada, é útil para acompanhar a eficiência da ventilação, pois depois de ligada tem que ficar ligada um tempo e depois desligar, caso não desligue tem pouca água no motor e é um aviso para repor água.

Soluções Criativas Painelacelmo

11) Chave de controle do módulo economia baixo ela desliga o módulo e para cima liga
Tópico específico o mesmo do item 6.

12) Chave de tripla função, para baixo ficam ligados o bico injetor e o sensor de velocidade VSS, na posição central desliga o bico injetor (para poder desligar o motor, sem precisar desligar a chave, no caso de querer saber um código de erro que apaga quando desliga-se a chave. Finalmente para cima, mantém ligado o bico injetor, mas desliga o sensor de velocidade VSS, isso economiza até 10% de combustível, mas não pode ser usado em descida de serra (mas não desliga no CB só na ECU).

13) Botão de injeção de gasolina da partida a frio do motor a álcool (acionamento manual).

14) Acelerador de mão (não é afogador, lembrem-se o meu Monza Club é EFI), funciona como um piloto automático, no caso limitado a 38% do acelerador, só uso em trechos planos, com pouco tráfego, para descansar o pé em viagens longas.
Tópico específico: https://chevroleiros.forumeiros.com/t185-piloto-automatico-manual-ou-acelerador-de-mao#1465

Soluções Criativas 67195756


15) Chave do acionamento dos faróis de neblina. O meu não tinha, e como o local original foi ocupado, foi parar aí.

Soluções Criativas Chavelamp

16) Chave de acionamento do código lampejante, em vez de ficar enfiando clips, fiz uma ligação via chave, muito mais fácil de acionar.

Soluções Criativas Luzdefreioextra

17) Luz de freio extra, elas acendem quando piso no freio, e não acendem quando ligo a sinaleira, só no freio, o que eu acho que ainda melhor do que a lanternas de neblina originais (que eu não tinha).

Soluções Criativas Amortecedor

18) Amortecedor no porta-malas, quando a minha mola quebrou pela 3ª vez, e não achei mais, coloquei um amortecedor no lugar.

Soluções Criativas Acendedorcig2

19) Acendedor de cigarros no console traseiro, muito útil para ligar o DVD ou o computador para as crianças em viagens no banco traseiro, sem precisar ficar aquele fio todo esticado saindo lá do painel e incomodando o câmbio. Por óbvio retirei o enrolamento para que não funcionasse aquecendo muito perto do carpete.

Soluções Criativas Motord

20) Filtro extraordinário para reduzir o excesso de vapores produzidos pelo cárter, que dificultam meu arranque com motor quente.
Tópico específico:
https://chevroleiros.forumeiros.com/t182-situaoes-que-passei-com-o-meu-carro#1466

21) Válvula solenóide para gasolina da partida a frio, o meu era gasolina e não tinha, sem ela o motor sugava toada gasolina em 10 minutos andando pelo vácuo do motor.

22) Reservatório de gasolina da partida a frio, adaptação para o álccol.

23) O sensor de baixo nível da partida a frio parou de funcionar, então retirei a tampa e agora a haste sobe indicando o nível de gasolina.

Soluções Criativas Chavegeral

24) Chave Geral, desliga a bateria do carro rapidamente para consertos, ou quando o caro vai ficar parado por algum tempo.

Soluções Criativas Aceleradordemao1

25) Este está difícil de ver, é uma chapa de metal de 2 mm dobrada envolta do batente da borboleta do acelerador para que o motor acelerasse um pouquinho mais evitando a oscilação da lenta, isso relamente resolve o problema do Monza e Kadett EFI e as oscilações de lenta em paradas de sinaleira(farol), freadas, e acelerações bruscas e retiradas de pé)

26) Haste extra para acionamento do acelerador de mão.

27) Na foto não aparece, mas tem um fio segurando o cabo do acelerador para que ele não escape quando o acelerador de mão é acionado.

28) Parafuso de fixação do cabo do acelerador de mão (ele pode girar para acompanhar o movimento do acelerador e não quebrar o cabo.

29) Fixação nos moldes gambiarra do cabo do acelerador de mão.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Criativas Empty Re: Soluções Criativas

Mensagem por todiboa 16/8/2013, 19:16

Olá carlos

Cara estou interessado nos itens 1,5 e 12, porém o 12 e já sei onde, como e o que fazer.
Para os itens 1 e 5 preciso que me ajude a arrumar isso.
A 1 ano eu tenho problemas de que sempre que meu motor chega a temperatura de 92º acima o carro perde a potencia e preciso saber se o problema é mecanico ou eletronico.
Tudo começou quando em março de 2012 o tubo de fluxo de agua atras do coletor de adminssão furou e troquei. Desde então sempre que o carro chega a temperatura acima de 92º ele amarra e parece um carro 1.0.
Eu estava a procura dessa solução 1 e 5 para tentar entender se o problema é eletronico ou mecanico, pois assim com o motor realmente frio posso simular um motor quente e ver se ele amarrar o problema é eletronio, caso contrario é mecanico.
Você poderia me passar a receita dos itens 1 e 5?

No aguardo.

Att,
todiboa
todiboa
todiboa
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Gasolina Kadett GL 1.8 E.F.I

Mensagens : 76
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 44
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Criativas Empty Re: Soluções Criativas

Mensagem por CarlosZ 16/8/2013, 20:20

Na fiação que vai para a ECM localize o pino C10 e o pino A11, desemcape parte deles, coloque um resistor de 750 OHMS ligado um em cada ponta do fio desencapado para baixar 10ºC na temperatura de acionamento da ventoinha, ou coloque um potênciômetro de 1,5K OHMS para poder ajustar a mão a temperatura.

Precisar ter uma chave liga e desliga no entre os fios para desligar o sistema (sem o resistor) ou com o resitor/potenciômetro) pois com o motor frio em 15ºC a ECM vai entender como morno em 64ºC .
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Criativas Empty Re: Soluções Criativas

Mensagem por todiboa 16/8/2013, 20:48

Então cara, vou colocar o potenciômetro de 1,5k. Neste caso o fio C10 vai num ponta do potenciômetro e o A11 na outra ponta, certo?

Neste caso, o fio do CTS fica inutil ou esse potenciômetro tem como liga-los?

Att,
todiboa
todiboa
todiboa
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Gasolina Kadett GL 1.8 E.F.I

Mensagens : 76
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 44
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Criativas Empty Re: Soluções Criativas

Mensagem por CarlosZ 16/8/2013, 22:32

Nada é desativado, apenas "enganamos" a ECM mudando a voltagem do sensor, não vai cortar nenhum fio, só desencapar um pedaço para ligar o esquema.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Criativas Empty Re: Soluções Criativas

Mensagem por todiboa 17/8/2013, 22:34

Certo, mas se eu optar pelo potenciômetro, ele tem 3 pontas sendo dois fios, onde ligo o fio C10 e o fio A11 no potenciômetro?

Digo isso, porque o potenciômetro tem 3 pontas, para funcionar o potenciômetro as 3 pontas num tem de ser ligadas?

Devo usar apenas 2 das 3 pontas do potenciômetro?

Montei um esquema e gostaria que se poder me ajudar, seria bom.
Soluções Criativas Sem+t%25C3%25ADtulo

Seria isso msm?
O pino que está faltando, deve ser ligado em alguma polaridade, qual?

Valeu!
todiboa
todiboa
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Gasolina Kadett GL 1.8 E.F.I

Mensagens : 76
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 44
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Criativas Empty Re: Soluções Criativas

Mensagem por CarlosZ 18/8/2013, 07:40

Quase isso, o potenciômetro deve ter 3 fios sim, o fio que esqueci de mencionar é um terra que pode pegar em qualquer lugar, o terra vai num lado, o A11 (5Volts) vai no outro lado e o fio do meio vai para o C10 com uma chave liga e desliga no meio dele.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Criativas Empty Re: Soluções Criativas

Mensagem por todiboa 18/8/2013, 09:34

Então seria isso:
Soluções Criativas Sem+t%25C3%25ADtulo

Só num adicionar a chave de liga e desliga, mas vou adicionar no projeto real para fazer um ponte entre o fio direto sensor ECU para ir ECU x potenciômetro x sensor.
todiboa
todiboa
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Gasolina Kadett GL 1.8 E.F.I

Mensagens : 76
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 44
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Criativas Empty Re: Soluções Criativas

Mensagem por CarlosZ 19/8/2013, 19:09

Isso!
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Criativas Empty Re: Soluções Criativas

Mensagem por todiboa 19/8/2013, 19:51

Legal amigo, valeu!

Na sexta vou tirar o dia para fazer manutenção no carro e vou fazer esse esquema seu.

A proposito, comprei um computador de bordo do monza EFI, segue o link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-493071442-computador-bordo-kadett-ou-monza-_JM

Será que é plug and play no Kadett EFI?
Será que poderia me ajudar com isso?
todiboa
todiboa
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Gasolina Kadett GL 1.8 E.F.I

Mensagens : 76
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 44
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Criativas Empty Re: Soluções Criativas

Mensagem por CarlosZ 20/8/2013, 21:05

CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Criativas Empty Re: Soluções Criativas

Mensagem por todiboa 11/10/2013, 19:58

Boa noite Carlos,

Eu fiz o esquema do potenciômetro no meu carro, tive que usar um de 2k pois 1.5k não encontro em lugar algum aqui em São José dos Campos.

Pois bem, coloquei o item no meu carro, estava em 50º original, ao botar o potenciômetro consegui tapear a ECU e fazer ela entender que ao invés de 50º o carro estava a 102º ai a ventosa acionou e ficou por mais de 5 minutos ligada, demorou a parar.....
Entendo que isso ocorre porque como estou enganando a resistência demora a cair e com isso demora a parar.

Hoje não consegui dar um role com o carro pra saber se o problema é mesmo eletrônico ou mecânico.

Vou ver se amanha consigo fazer melhor os testes monitorando ela pelo scanner. Nos meus testes que fiz via EFI Live vi que a lenta oscila quando a temp chega acima de 80º, sei que isso ta assim porque o RPM ta baixou, ou seja, preciso regular melhor a borboleta para que p RPM fique em 950. Com o potenciômetro ligado eu vou conseguir regular a lenta fácil quando a temp estiver em mais ou menos 100º, assim frio ele vai funcionar de boa.

Tem problema eu usar o potenciômetro ligado no carro para sempre mesmo ele sendo de 2k?

Percebi que se ligo apenas 2 ponta dele sem ligar o terra ela ja funciona, porém quando aterro a temp sobre para + 10º.

Posso usar assim no meu carro?

Valeu!
todiboa
todiboa
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Gasolina Kadett GL 1.8 E.F.I

Mensagens : 76
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 44
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Criativas Empty Re: Soluções Criativas

Mensagem por CarlosZ 11/10/2013, 21:42

Colocar 100ºC para 50ºC acho exagero, se quer saber o que acontece é que a ventoinha vai ficar ligada paraticamente o tempo todo, mas isso não é problema, a maior questão é que vai ficar com o tempo de injeção muito fora, vai ficar com mistura pobre, se não for exigir muito do motor tudo bem, se quiser manter alta rpm por muito tempo pode ter problema de resfriamento das válvulas.

Quanto ao potenciômetro, não faz diferença, porque basta regular para o valor que quer, de 0 até 2K.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Criativas Empty Re: Soluções Criativas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos