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Ajuda Análise de logs - Monza 1.8 EFI 93 Gasolina

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Mensagem por coyrj 5/12/2013, 18:46

Posso ate estar falando besteira, mas acho que pode ser verificado pra ter certeza que estou errado:
montei o scanner USB (até achei estranho o fato de não funcionar em sistemas 64 bits, pois meu windows 7 é 64 bits e funcionou perfeitamente)
Será que o software não esta dando este erro por isto?
não seria mais conveniente testar com o bom e velho XP?
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Mensagem por CarlosZ 6/12/2013, 04:40

Não, isso não influencia no log, ou funciona ou não funciona, não altera valores.
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Mensagem por renatovisk 6/12/2013, 18:23

coyrj escreveu:Amigo vc disse que ja teve problemas com alternador pode ser que tenham desligado o fio negativo (terra) do sensor de velocidade e vc testando na bancada esteja tudo ok mais no carro falta terra.
Olhe este link e veja mais uma forma de testar o sensor no carro, alias neste link vc vai aprender a testar todos os sensores.
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca53.htm#03

EDIT:
Esqueci de dizer que o aterramento do sensor de velocidade é feito na carcaça do alternador.
Fala Coy, blz?

Rapaz, quanto ao terra está tudo normal. O meu VSS não é aterrado no alternador e sim no bloco do motor, conferi tudinho.

Carlos, tenho novidades que estão me deixando meio louco... Bom vamos lá... comprei um novo VSS paralelo, porém por pequena diferença no tamanho, ele não rosqueou completamente, esbarrando no bloco. Fui la peguei o dindin de volta e comprei em outra loja o VSS fisicamente igual ao original (só que paralelo 8 pulsos) aí tive uma surpresa:

- Com o VSS antigo,  o shift light acendia apenas em 2ª, 4ª e 5ª. 1ª e 3ª não acendia nem com reza brava.
- Já com o novo VSS instalado (também 8 pulsos) o shift light não acendeu em nenhuma marcha, em nenhuma faixa de giro.

Levando estes ultimos acontecimentos em consideração + o fato da ECM ser de Kadett 1.8 EFI gasolina, não tem possibilidade desta ECM ter compatibilidade apenas com VSS 16 pulsos, sabendo que Kadett EFI teve VSS com 8 e 16 pulsos de fábrica?

Minha teoria eh o seguinte: Como queimou o módulo original e foi instalado este de kadett, como funcionou teoricamente "sem problemas graves" deu-se como serviço concluído, porém não foi trocado o VSS (suposições) e talvez o profissional, na época que substituiu, não se atentou, ou nem tinha conhecimento suficiente para conferir a compatibilidade da ECM instalada para substituir a original com o VSS instalado no veículo, e desde então, funciona desta maneira.

Como o carro andava pouquíssimo, a incompatibilidade ficou se arrastando pelos anos, até um cara chato (eu) caçar pelo em ovo pra deixar tudo redondinho como deve ser e encontrar este problema. (Suposições como já falei)
Estou pensando em ir la na loja amanhã e pedir o favor do rapaz trocar o VSS por um 16 pulsos. O que vcs acham? Só para lembrar, minha ECM é nº 16137939, aplicação Kadett 1.8 EFI Gasolina 5 marchas relação longa.

Aguardo opinião dos amigos.

Grato pela ajuda!!!!!!!!

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Mensagem por renatovisk 6/12/2013, 19:18

Acabei de ler no site do Kadetteiros e que kadett EFI 1.8 utiliza o VSS 90149082 16 pulsos, resumindo:

Graças a troca da ECM eu tenho o coração de um Kadett 1.8 EFI no corpo de um monzão, ou seja, amanha estarei trocando o VSS na loja e postarei os resultados. Tomare que sejam satisfatórios.

Valeu!

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Mensagem por CarlosZ 7/12/2013, 08:15

Verificou se é realmente 16 pulsos com o multiteste?
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Mensagem por coyrj 7/12/2013, 09:26

CarlosZ escreveu:Não, isso não influencia no log, ou funciona ou não funciona, não altera valores.
Mestre em informatica tudo é possivel, ja vi softwares funcionarem bem (aparentemente) com o seven mais terem problemas em alguma função, então acho valido testar com com outro S.O., mesmo trocando 3 sensores ta apresentando o mesmo tipo de erro.
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Mensagem por renatovisk 7/12/2013, 10:18

Carlos, errei em não testar o novo sensor, mas isto é móle. Depois vou retirá-lo e testar já que é simples o teste e já tenho os chicotinhos prontos.

Coy, meu note tem uma máquina virtual que está instalado o XP 32bits. Vou precisar viajar com o Corsa amanhã e retornarei apenas Segunda a noite. Por este motivo, não conseguirei mais fazer os testes antes de retornar de viagem, então na Terça quando estiver de volta vou fazer os seguintes testes:

1) Desmontar o VSS e testar com o multiteste para confirmar que realmente é o de 16 pulsos;

2) Tirar um novo log com o elanscan no seven 64 bits;

3) Tirar um novo log com o elanscan na máquina virtual XP 32 bits;

4) Tentar extrair um log com o EFI LIVE (nunca usei);

5) Se nenhum destes der resultado, vou mandar benzer.

Assim que tiver todos estes testes feitos em mãos (por volta de terça-feira) posto os resultados obstidos.

Valeu galera!!!

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Mensagem por coyrj 7/12/2013, 10:33

5) Se nenhum destes der resultado, vou mandar benzer.
KKKKKK
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Mensagem por renatovisk 7/12/2013, 13:32

Não podia viajar sem testar pelo menos o VSS. Postei um vídeo do teste para ver se estou realmente contando certo, porém não tem segredo, segue link do vídeo. Contei novamente 8 pulsos na volta completa do VSS.

Link do vídeo do teste do VSS: https://youtu.be/hGogUIIrt-U

Terça-feira vou partir novamente para a terceira troca do sensor VSS, e logo que pegar outro suposto 16 pulsos, irei testar fora antes de instalar e perder o trabalho denovo (apesar de ser simples).

Qualquer coisa que achem estranho ou errado no vídeo por favor digam. Liguei positivo e negativo do sensor nos respectivos polos da bateria, ponta de prova preta do multiteste no negativo da bateria, ponto de prova vermelho no sinal do vss.

Valeu pessoal!

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Mensagem por coyrj 7/12/2013, 13:45

vc leu o link que postei la atras?
não precisa tirar o sensor pra testar, se o carro ta funcionando bem eu apostaria no S.O.
Boa viagem
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Mensagem por CarlosZ 7/12/2013, 15:38

Era o que eu imaginava, sensor é de 8 pulsos, aguardamos o novo teste.

PS leve o multiteste e teste o VSS na loja antes de sair de lá.
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Mensagem por renatovisk 7/12/2013, 17:46

CarlosZ escreveu:Era o que eu imaginava, sensor é de 8 pulsos, aguardamos o novo teste.

PS leve o multiteste e teste o VSS na loja antes de sair de lá.
Farei isto Carlos!!!

Assim soh pra confirmar o negativo fecha com o sinal no vss quando dá o pulso correto?

Assim que resolver isto do VSS, posto novidades (Isto la pra Terça-feira)

Mais uma vez... valeu a ajuda pessoal.

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Mensagem por renatovisk 7/12/2013, 17:48

coyrj escreveu:vc leu o link que postei la atras?
não precisa tirar o sensor pra testar, se o carro ta funcionando bem eu apostaria no S.O.
Coy... eu li sim, mas vc tbm nao leu o q eu postei antes?

O módulo que está instalado no meu monza (módulo de Kadett 1.8 EFI) trabalha com vss de 16 pulsos, e comprovando pelo teste que o sensor novamente está incorreto, não tem porque eu partir para o S.O., pelo menos ainda nao.

coyrj escreveu:Boa viagem
Valeu amigo !!

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Mensagem por coyrj 7/12/2013, 17:59

Assim soh pra confirmar o negativo fecha com o sinal no vss quando dá o pulso correto?
Sim
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Mensagem por renatovisk 10/12/2013, 12:09

Fala pessoal... ja voltei de viagem... e ja tenho novidades sobre o monzão.

Fui la na loja e troque novamente o VSS. Teste e o novo VSS agora sim é 16 pulsos. Instalei e sai para testar:
Luz de marcha acendente (shift Light) acendendo normalmente em todas as marchas em torno de 2000 RPM.

Velocidade no elanscan agora está marcando correto. Fiz o log padrao 3 (a temperatura do motor estava baixa, iniciou com aproximadamente 40~50 ºC).

Por sorte, neste log deu o problema qual eu citava, em desaceleração, para parar numa esquina, o carro varia a lenta entre 1000 e 500 rpm por varias vezes, com o atuador corrigindo. Espero que agora consiga ver qual o problema que dá.

Unica coisa q consegui interpretar é que durante a variação há oscilações de RPM, atuação do IAC, porém a borboleta se mantem fechada quase durante toda a ocorrência do problema. Não chequei a mistura, mas em um chute, acredito que possa ser mistura rica, excesso de combustível, ainda mais sendo que o problema deu depois que eu puxei muiiiiiiiiiiito de 1ª e 2ª marcha, como da pra ver no log (casa dos 5k + RPM).

Link do log: http://www.mediafire.com/download/d67qhak35sk0s1n/Log%20Padrão%203%20VSS%2016P.rar

Aguardo opinião dos amigos!!!

Valeu galera !!!

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Mensagem por CarlosZ 10/12/2013, 15:27

Agora sim tudo certo, o cut-off funcionou por 2 vezes, a marcha ascendente está na faixa padrão.

Quanto a oscilação depois de uma grande acelerada com o Monza EFI, ela é inevitável, um toquinho no acelerador depois já resolve a questão. A oscilação só é anormal se ocorre em uso cotidiano. Em motores modernos a borboleta abre para estabilizar já que é by wire, mas no EFI é por cabo, nestes casos o IAC é insuficiente.
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Mensagem por renatovisk 10/12/2013, 16:13

Ahh então na verdade, vem a ser normal e não um problema Carlos?

Tanto pq tipo, só acontece as vezes, quando exijo muito do motor, ou em desacelerações bruscas, quando está em rodovia por exemplo (média de 110 km/h) e vai parar de uma vez, as vezes acontece isto, e realmente, apenas um toque no acelerador corrige mesmo.

Bom, agora meu próximo passo será tentar otimizar o consumo seguindo seu tópico sobre adiantamento de ponto e redução do ajuste do potenciometro de CO, ajustando pelo elanscan online.

Muito obrigado pela ajuda galera!!!

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Mensagem por CarlosZ 10/12/2013, 16:36

É como tu pensou, o motor estava injetando um monte de combustível pela exigência indicada pelo pedal do acelerador, de repente a borboleta fecha, mas o coletor está empanturrado de combustível, resultado, naquele instante ele afoga, por isso basta o toquinho no acelerador para deixar entrar um ar extra e desafogar o motor.
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Mensagem por renatovisk 10/12/2013, 17:19

Entendi !!

Obrigado pela explicação Carlos.

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