Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
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Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
Olá pessoal do Forum, é a primeira vez que uso um forum. Me desculpem por criar um novo tópico quando já existem outros com relação a este problema, é que já venho lendo aqui no forum, diversos relatos de problema parecidos com o meu, mas não exatamente igual.
Tenho um MONZA EFI 94 2.0 Alcool original. O problema é o seguinte, após uma limpeza completa no TBI o carro começou a "muchar" quando eu acelero bruscamente e faz um barulho de ar, como um "vácuo" Todas as mangueiras de vácuo estão ligadas corretamente, sensor TPS está ok, MAP também OK, ponto da correia OK, Ponto da ignição ok, pressão/vazão da bomba OK, Filtros comb/ar novos. Eu medi com o multimetro o potenciometro da mistura e estava em 2,4V eu abaixei pra 1,8V e o carro melhorou, porém ainda está xoxo, preso. Principalmente quando eu Acelero forte, parece que falta combustível.
Tenho um MONZA EFI 94 2.0 Alcool original. O problema é o seguinte, após uma limpeza completa no TBI o carro começou a "muchar" quando eu acelero bruscamente e faz um barulho de ar, como um "vácuo" Todas as mangueiras de vácuo estão ligadas corretamente, sensor TPS está ok, MAP também OK, ponto da correia OK, Ponto da ignição ok, pressão/vazão da bomba OK, Filtros comb/ar novos. Eu medi com o multimetro o potenciometro da mistura e estava em 2,4V eu abaixei pra 1,8V e o carro melhorou, porém ainda está xoxo, preso. Principalmente quando eu Acelero forte, parece que falta combustível.
Murilo Ferrari- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza 2.0 EFI ALCOOL
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
Faça os logs padrão 1, 2 e 3 conforme descrito em https://chevroleiros.forumeiros.com/t2-scanner-diagnostico-automotivo-monza-kadett-efi-freeware-gm-aldl-multec-700 que eu analiso para ti.
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
Obrigado Carlos, estou lendo sobre seu Scanner, vou tentar monta-lo e retorno.
Murilo Ferrari- Carteira de aprendiz
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
Pode montar o serial ou comprar um USB que é mais fácil, os dois dão o mesmo resultado.
CarlosZ- Admin
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
Blz Carlos, não manjo nada de eletrônica... Não sei se vou conseguir, mas vou tentar fazer
Murilo Ferrari- Carteira de aprendiz
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
Carlos, Boa noite. Ainda não consegui montar o Scanner. Hoje eu resolvi testar o sensor de temperatura com o multímetro, ele acusa aproximadamente 2k ohms e cai linearmente conforme eu o aqueço. O que eu estranhei foi quanto eu coloquei o multimetro direto no chicote do sensor.. Sem o sensor, com o chicote desligado ele marca 6k ohms e com o chicote ligado 8k ohms. É normal essa alta resistência só no chicote?
Murilo Ferrari- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza 2.0 EFI ALCOOL
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
Nunca testei o chicote, mas o mais importante é o que a ECU recebe e entende, ou seja os dados que o scanner coleta.
CarlosZ- Admin
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
Murilo Ferrari escreveu:Olá pessoal do Forum, é a primeira vez que uso um forum. Me desculpem por criar um novo tópico quando já existem outros com relação a este problema, é que já venho lendo aqui no forum, diversos relatos de problema parecidos com o meu, mas não exatamente igual.
Tenho um MONZA EFI 94 2.0 Alcool original. O problema é o seguinte, após uma limpeza completa no TBI o carro começou a "muchar" quando eu acelero bruscamente e faz um barulho de ar, como um "vácuo" Todas as mangueiras de vácuo estão ligadas corretamente, sensor TPS está ok, MAP também OK, ponto da correia OK, Ponto da ignição ok, pressão/vazão da bomba OK, Filtros comb/ar novos. Eu medi com o multimetro o potenciometro da mistura e estava em 2,4V eu abaixei pra 1,8V e o carro melhorou, porém ainda está xoxo, preso. Principalmente quando eu Acelero forte, parece que falta combustível.
eu tava de passagem , bom, ao ter feito a limpeza de tbi .provavelmente a leitura vai ser outra devido a retirada de sujeira que acumula na borda da borboleta , nisso o map ira ter outra leitura pra corrigir com outros componentes pois o vacuo esta mais livre e deveria apenas ter feito isso sem mexer no regulador de có ( potenciometro ) , se por acaso lembrar de quanto tava originalmente de fabrica tente recolocar , do contrario uma vez que se mexe muda tudo no carro sem falar que o modulo do monza demora ate 2 minutos pra adotar novas regulagens e com isso é preciso usar um escaner ou analizador ( como queira chamar) de gases no escape e fazer a regulagem pra achar a mistura ideal , lembrando que pra deixar como diz o manual o motor deve ser praticamente 0 km , ou nao possui nada de folga de aneis nem em assentamento de valvulas ,
tambem nao falou o porque quis mexer no regulador de có , mesmo melhorando o comportamento ainda se é suspeito a mistura de ar e combustivel
abs estamos ai
DUTRA S A- Chevroleiro Júnior
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
Carlos, eu conferi em outro monza e a resistencia que te falei do sensor de temperatura ta normal.
Dutra, depois da limpeza eu resetei o modulo, andei bastante com ele, conferi tudo e nada resolvia. Foi então que eu medi com um multimetro em Volts o potenciometro do CO e tava em 2,4V eu abaixei pra 1,8 e ficou 80% melhor o carro, sei que precisa de um aparelho pra medir mas ninguém tem isso.. Sei que pra deixar como o manual o motor tem que estar zero, li aqui no forum entre 1,8 e 2,0V. Resolvi abaixar porque seria só voltar pra 2,4 caso não funcionasse. Mas quando eu abaixei pra 1,8 o carro melhorou 80% e sumiu o cheiro de alcool forte que tinha antes no escapamento
Dutra, depois da limpeza eu resetei o modulo, andei bastante com ele, conferi tudo e nada resolvia. Foi então que eu medi com um multimetro em Volts o potenciometro do CO e tava em 2,4V eu abaixei pra 1,8 e ficou 80% melhor o carro, sei que precisa de um aparelho pra medir mas ninguém tem isso.. Sei que pra deixar como o manual o motor tem que estar zero, li aqui no forum entre 1,8 e 2,0V. Resolvi abaixar porque seria só voltar pra 2,4 caso não funcionasse. Mas quando eu abaixei pra 1,8 o carro melhorou 80% e sumiu o cheiro de alcool forte que tinha antes no escapamento
Murilo Ferrari- Carteira de aprendiz
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
Agora o carro ta um foguete quando FRIO, mas quando esquenta ele volta com o problema. Se você acelera até meio pé e anda bem, mas se passar disso ele mucha, perde 80% da força.
Eu já levei a bomba de combustível e o bico pra testar estão OK,
Cabos e velas são novos e já os conferi, ponto de ignição ok em 10º.
Não sei o que fazer mais, não to tendo tempo pra fazer esse scanner
Eu já levei a bomba de combustível e o bico pra testar estão OK,
Cabos e velas são novos e já os conferi, ponto de ignição ok em 10º.
Não sei o que fazer mais, não to tendo tempo pra fazer esse scanner
Murilo Ferrari- Carteira de aprendiz
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
Sem acesso ao carro para testes, a única forma de avaliar a distância é com os dados do scanner, o resto é só chute, mas parece excesso de combustível, como está a saída da surdina?
CarlosZ- Admin
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
realmente com o scanner da pra matar a charada ,
verifique a cor das velas , nao podem estar branquinhas como se estivessem novas pois branquinhas a mistura esta pobre , deve estar muito amarronzada ou preta sem crostas , e tambem o aterramento do modulo
depois que esta bem aquecido a quantidade de combustivel diminui um pouco ao estar injetando comparando com a situaçao de estado frio ou to errado ?
no manual o avanço do efi alcool 2.0 nao é 7 apms?
quando ta bem quente etc.... , com ele funcionando de uma olhada na borda do bico pra ver se nao esta escapando combustivel pelo oring e tambem no regulador de pressao derrepente ta escorrendo pra entrada do motor de passo e claro de olho na qualidade do combustivel ,
aqui em interlagos temos o aparelho da napro de leitura de gases o mesmo usando pela controlar-sp e escaner da napro tambem , se nao me engano o aparelho de gases é 90,00 a passada valido por 3 meses
eu mesmo to agendando um tempo pra montar um scaner do carloz quando eu nao tenho previsao ,pra andar com ele no carro , vai me quebrar um tremendo galho
abs estmos ai
verifique a cor das velas , nao podem estar branquinhas como se estivessem novas pois branquinhas a mistura esta pobre , deve estar muito amarronzada ou preta sem crostas , e tambem o aterramento do modulo
depois que esta bem aquecido a quantidade de combustivel diminui um pouco ao estar injetando comparando com a situaçao de estado frio ou to errado ?
no manual o avanço do efi alcool 2.0 nao é 7 apms?
quando ta bem quente etc.... , com ele funcionando de uma olhada na borda do bico pra ver se nao esta escapando combustivel pelo oring e tambem no regulador de pressao derrepente ta escorrendo pra entrada do motor de passo e claro de olho na qualidade do combustivel ,
aqui em interlagos temos o aparelho da napro de leitura de gases o mesmo usando pela controlar-sp e escaner da napro tambem , se nao me engano o aparelho de gases é 90,00 a passada valido por 3 meses
eu mesmo to agendando um tempo pra montar um scaner do carloz quando eu nao tenho previsao ,pra andar com ele no carro , vai me quebrar um tremendo galho
abs estmos ai
DUTRA S A- Chevroleiro Júnior
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
Quando montar vou analisando até tu entender as manhas da análise dos gráficos.
CarlosZ- Admin
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
Eu abaixei o potenciometro pra 1,6V e o carro não mucha mais! Só que ta meio fracão, não ta andando como antes
Murilo Ferrari- Carteira de aprendiz
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
CarlosZ escreveu:Quando montar vou analisando até tu entender as manhas da análise dos gráficos.
meu foco é justamente esse , os graficos rsrsrr
murilo , CUIDADO com mistura pobríssima estando dessa forma pobre pode ate responder na hora de arrancar depois nao tem força e é ai que ta o perigo , a tal quebra por mistura pobre
em breve irei postar o que aconteceu comigo , uns dizem que é mistura pobre e outros dizem batida de pino
mais vale andar com mistura rica do que pobre , pois mistura rica nao quebra motor apenas afoga , um conselho ate achar um aparelho de gases ande com 1,95v porque pra notar se anda bem mesmo apenas com base em multimetro só se nota em retomadas de 3 marcha em varias rotaçoes ,
verifique a valvula termostatica pra ver se nao ta travando aberta ou nao ta fechando adequadamente pois se tiver o motor irá trabalhar mais frio e tando mais frio é mais combustivel
abs estamos ai
DUTRA S A- Chevroleiro Júnior
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Re: Monza EFI 2.0 Alcool "Mucha" quando acelero bruscamente
Estou com esse mesmo problema, porém o meu acontece mais qnd começa esquentar, ligar ventoinha..
Vou precisar montar esse scanner
Vou precisar montar esse scanner
RappeR- Carteira de aprendiz
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