Análise de motor sem força via scanner diagnóstico automotivo
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Análise de motor sem força via scanner diagnóstico automotivo
Iniciando, aviso que a análise serve para carros com MAP e não serve para carros com MAF
Ontem um amigo meu veio à Porto Alegre de Florianópolis com seu Monza SL 93 EFI, chegando o carro ficou sem potência, como já havia comprado um jogo de velas, trocamos antes de qualquer coisa, a queima estava normal. Testamos também a compressão do motor com 180 PSI dentro do esperado e sem grandes variações entre os cilindros. Andei com o carro dele e não conseguia subir uma ladeira normal em 2ª.
Passei o scanner o como principal anomalia o MAP estava acusando valores muito baixos de vácuo, onde era esperado 1,0 Volts em lenta só conseguia 1,5 V e quando ligava a ventoinha do motor apenas 1,8V (No uso do OP-COM o valor esperador é 1,5V em vez de 1,0 Volts do ElanScan).
A primeira hipótese seria mangueira do MAP furada, mas no log padrão 2 quando da etapas de pisadas o vácuo da desaceleração do motor era quase normal, e em freio motor no log andando na rua também, e mesmo à 2500 RPM o vácuo só conseguia chegar à 1,26 Volts do esperado entorno de 1,0 V
Outro fato verificado era um consumo 50% maior em lenta, 1,8 l/h em vez de 1,2 l/h usando gasolina, (dados do scanner que não é muito preciso no valor e não do CB, mas perfeitamente usável em análise comparativa). Então para conseguir manter o motor em lenta devido a falta de força estava injetando 50% mais de combustível. (Precisa usar o valor de consumo padrão para cada modelo, pesquise com os demais proprietários)
Analisei o gráfico do avanço e não havia alterações, portanto o problema não era de um cilindro, era de todos igualmente. (veja https://chevroleiros.forumeiros.com/t63-analise-do-motor-pelo-scanner-graficos-avanco)
O gráfico da RPM era normal, sem sinais de problemas do módulo HEI ou mal contatos. (Somente a Multec 700 tem HEI, os demais usam em geral roda fônica)
O gráfico da temperatura era normal portando não haviam problemas de erro de alimentação por sinal incorreto do sensor de temperatura.
O valor do potenciômetro de CO estava dentro do esperado (Para os demais carros olhar os valores do sensor de O2 para ver s estão fixos ou fora do padrão).
Como o filtro de ar estava muito sujo e cheio de óleo do respiro do motor ligamos o carro sem o filtro para ver se seria o responsável, mas os dados do scanner não se alteraram.
Conferimos a mangueira do MAP e não haviam furos, verifiquei entupimento do coletor e estava livre.
Olhei o valor de referência de 5 Volts pela análise da amplitude de acelerador e estava normal (sempre olhar o valor de referência de 5 volts, e olhar se o TPS chega a 100% num gráfico progresivo e sem picos inexplicáveis).
O valor inicial do MAP com o motor desligado era o esperado para a altitude de 40 metros acima do nível do mar 4,8 V, então não deveria sem o sensor. (4,1 Volts para usuários do OP-COM)
Minha outra hipótese seria ter pulado dentes da correia do comando e o carro estar fora de ponto, conferi a marca do distribuidor que estava na posição padrão, soltei o distribuidor adiantei um pouco o ponto e tudo voltou ao normal.
Meu amigo tem o mau hábito de andar na banguela e fazer o motor pegar no tranco para economizar combustível, além disso solta a embreagem de soco em vez de fazê-lo suavemente, isso causou o pulo da correia.
Como não havia tempo para resincronizar o comando só acertei o ponto de ouvido e dei intruções para o conserto final em Floripa, pois iria viajar logo em seguida.
Logs do carro com o problema: http://www.baixa.la/arquivo/6250074
Agora a física da coisa, porque um motor sem força fica sem vácuo? Com o ponto atrasado a faísca ocorre muito tarde quando o pistão já está descendo por inércia, não tendo mais a pressão necessária, daí a ignição sair muito mais um puff do que um buumm, então o cilindro motor não consegue gerar força suficiente para que o cilindro que está na fase de admissão consiga sugar eficientemente ar e combustível, e é o pistão que está admitindo que gera o vácuo observado pelo MAP, e pior ainda sem ter como sugar o suficiente a mistura fica ainda pior e com menos força, mesmo que a faísca estivesse no ponto a ignição seria fraca, então sem aspirar o suficiente e com a faísca atrasada resultado é pouco vácuo e a ECU tentando corrigir aumentando o consumo para tentar compensar a falta de força.
Com o ponto adiantado o que veríamos no scanner seria bem parecido, porém a mistura teria ignição antes do pistão atingir o ponto morto superior, teria uma fase de dar força contra o sentido de giro do motor, depois subiria um pouco mais e então desceria o pistão com o resto de força que sobrou, a diferença é que andando deveria ser possível ouvir a préignição (batida de pino) subindo ladeira.
Para ajustar o ponto após a sincronia da correia dentada podem usar a pistola de ponto ou o scanner conforme abaixo: (só para carros com distribuidor móvel)
https://chevroleiros.forumeiros.com/t65-regular-o-motor-com-o-scanner-diagnostico-ajustar-o-ponto-melhorar-consumo-so-para-carros-co-distribuidor-movel#204
Ontem um amigo meu veio à Porto Alegre de Florianópolis com seu Monza SL 93 EFI, chegando o carro ficou sem potência, como já havia comprado um jogo de velas, trocamos antes de qualquer coisa, a queima estava normal. Testamos também a compressão do motor com 180 PSI dentro do esperado e sem grandes variações entre os cilindros. Andei com o carro dele e não conseguia subir uma ladeira normal em 2ª.
Passei o scanner o como principal anomalia o MAP estava acusando valores muito baixos de vácuo, onde era esperado 1,0 Volts em lenta só conseguia 1,5 V e quando ligava a ventoinha do motor apenas 1,8V (No uso do OP-COM o valor esperador é 1,5V em vez de 1,0 Volts do ElanScan).
A primeira hipótese seria mangueira do MAP furada, mas no log padrão 2 quando da etapas de pisadas o vácuo da desaceleração do motor era quase normal, e em freio motor no log andando na rua também, e mesmo à 2500 RPM o vácuo só conseguia chegar à 1,26 Volts do esperado entorno de 1,0 V
Outro fato verificado era um consumo 50% maior em lenta, 1,8 l/h em vez de 1,2 l/h usando gasolina, (dados do scanner que não é muito preciso no valor e não do CB, mas perfeitamente usável em análise comparativa). Então para conseguir manter o motor em lenta devido a falta de força estava injetando 50% mais de combustível. (Precisa usar o valor de consumo padrão para cada modelo, pesquise com os demais proprietários)
Analisei o gráfico do avanço e não havia alterações, portanto o problema não era de um cilindro, era de todos igualmente. (veja https://chevroleiros.forumeiros.com/t63-analise-do-motor-pelo-scanner-graficos-avanco)
O gráfico da RPM era normal, sem sinais de problemas do módulo HEI ou mal contatos. (Somente a Multec 700 tem HEI, os demais usam em geral roda fônica)
O gráfico da temperatura era normal portando não haviam problemas de erro de alimentação por sinal incorreto do sensor de temperatura.
O valor do potenciômetro de CO estava dentro do esperado (Para os demais carros olhar os valores do sensor de O2 para ver s estão fixos ou fora do padrão).
Como o filtro de ar estava muito sujo e cheio de óleo do respiro do motor ligamos o carro sem o filtro para ver se seria o responsável, mas os dados do scanner não se alteraram.
Conferimos a mangueira do MAP e não haviam furos, verifiquei entupimento do coletor e estava livre.
Olhei o valor de referência de 5 Volts pela análise da amplitude de acelerador e estava normal (sempre olhar o valor de referência de 5 volts, e olhar se o TPS chega a 100% num gráfico progresivo e sem picos inexplicáveis).
O valor inicial do MAP com o motor desligado era o esperado para a altitude de 40 metros acima do nível do mar 4,8 V, então não deveria sem o sensor. (4,1 Volts para usuários do OP-COM)
Minha outra hipótese seria ter pulado dentes da correia do comando e o carro estar fora de ponto, conferi a marca do distribuidor que estava na posição padrão, soltei o distribuidor adiantei um pouco o ponto e tudo voltou ao normal.
Meu amigo tem o mau hábito de andar na banguela e fazer o motor pegar no tranco para economizar combustível, além disso solta a embreagem de soco em vez de fazê-lo suavemente, isso causou o pulo da correia.
Como não havia tempo para resincronizar o comando só acertei o ponto de ouvido e dei intruções para o conserto final em Floripa, pois iria viajar logo em seguida.
Logs do carro com o problema: http://www.baixa.la/arquivo/6250074
Agora a física da coisa, porque um motor sem força fica sem vácuo? Com o ponto atrasado a faísca ocorre muito tarde quando o pistão já está descendo por inércia, não tendo mais a pressão necessária, daí a ignição sair muito mais um puff do que um buumm, então o cilindro motor não consegue gerar força suficiente para que o cilindro que está na fase de admissão consiga sugar eficientemente ar e combustível, e é o pistão que está admitindo que gera o vácuo observado pelo MAP, e pior ainda sem ter como sugar o suficiente a mistura fica ainda pior e com menos força, mesmo que a faísca estivesse no ponto a ignição seria fraca, então sem aspirar o suficiente e com a faísca atrasada resultado é pouco vácuo e a ECU tentando corrigir aumentando o consumo para tentar compensar a falta de força.
Com o ponto adiantado o que veríamos no scanner seria bem parecido, porém a mistura teria ignição antes do pistão atingir o ponto morto superior, teria uma fase de dar força contra o sentido de giro do motor, depois subiria um pouco mais e então desceria o pistão com o resto de força que sobrou, a diferença é que andando deveria ser possível ouvir a préignição (batida de pino) subindo ladeira.
Para ajustar o ponto após a sincronia da correia dentada podem usar a pistola de ponto ou o scanner conforme abaixo: (só para carros com distribuidor móvel)
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Última edição por CarlosZ-Administrador em 1/5/2013, 09:15, editado 1 vez(es)
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
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Data de inscrição : 12/02/2013
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Localização : Porto Alegre, RS
Re: Análise de motor sem força via scanner diagnóstico automotivo
Desculpe sou novo aki ! tem algum tutorial para mim instalar passo a passo programas e cabos em um notebook o scanner?
lyonekconrad- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : 1º Carro Omega 93 - Atuais - Vectra gls completo 2.0 97, Omega australiano 3.8 V6 99
Mensagens : 29
Data de inscrição : 16/03/2013
Idade : 34
Localização : Santiago Rs
Re: Análise de motor sem força via scanner diagnóstico automotivo
Veja em https://chevroleiros.forumeiros.com/t4-analise-do-motor-via-logs-padroes-da-injecao-por-op-com-e-elm-327-e-excel
caso tenha dificuldades, podemos combinar uma hoar usando o CHAT do fórum para que eu possa ir te orientando.
caso tenha dificuldades, podemos combinar uma hoar usando o CHAT do fórum para que eu possa ir te orientando.
CarlosZ- Admin
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