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Help - Monza Cortando

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Mensagem por Henrique.M 25/4/2013, 15:43

Pessoal, agora o pepino ta comigo.

Tava resolvendo uns assunto de trabalho, ae vi uma reta limpa, e pensei: "Porque não ver como ta a saúde do monza?"

Bom, coloquei uma segunda e colei o pé, 5krpm, coloquei 3°, nisso, notei que a rpm vai na lenta INSTANTANEAMENTE, coisa que normalmente ele não faz, ae quando volto a acelerar, já em 3°, ele começa a pipocar, estourar no escapamento, e falhar, ae tirei o pé, nisso, o conta-giro começa a varias de 3krpm até 5krpm, tipo, bem louco, ae coloquei 5º marcha e normalizou.

Se alguém tiver alguma opinião, avisa rápido que vou dar um pulo no pai de um colega meu que é mecanico para dar uma conversada e ver com ele o que pode ser.

Abraço.
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Mensagem por Henrique.M 25/4/2013, 20:56

Boa Noite Galera.

Depois de alguns testes, parece ser o cabo de vela do 3° cilindro e o da bobina, e também, notei que ao dar algumas batidas na tampa do distribuidor, ele também falhou e chegou a morrer, mesma coisa valendo para os cabos, ao mexer no do 3° e no da bobina, houve falhas, porem, meu pai vai testar com mais cuidado amanhã.

Outros detalhes do defeito: Hoje voltando do trabalho, fui realizar uma ultrapassagem, e ao passar de 3krpm, ele começou a falhar, a sorte que não tinha ninguém na contra mão.

Depois, parado, acelerando, com ele parado, ele falhou também a 3krpm.

Depois, chegando em casa, eu desliguei ele pra abrir o portão, e depois ele não quis pegar, virava-virava e nada, mas estava virando normal, nada pesado, porem, ele pegou de uma forma um tanto que estranha: Meu pai falou que em medida de emergência, pediu pra eu ir no tranco até entrar na garagem, tipo, engatei a primeira marcha, e vim virando ele, só que logo em seguida, ele pegou, normal.

Depois de colocar ele na garagem, desliguei, e fui fechar tudo, depois de uns 3 minutos, fiz ele pegar e pegou normalmente, me deixando mais louco.

Bom, amanhã meu pai vai mexer nele,e se tiver novidades eu aviso.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 26/4/2013, 15:57

Já mediu a resistência dos cabos, das velas e a compressão dos cilindros? Se quiser fazer um log padrão 2 e me mandar dou uma olhada.
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Mensagem por Henrique.M 26/4/2013, 17:20

Bom, meu pai, mesmo que demorando um pouco, achou, aliais, dou problemas: Primeiro, a trava de uns dos conectores da bobina não estava fechando, então, como medida de emergência foi posto uma fita herm (plastica) para travar os dois, até adoraria saber se existe estes conectores para vender.

Depois, o segundo problema, é que a tampa do distribuidor não aguentou os 5krpm, o carvão afrouxo, e o pino onde é conectado o cabo da bobina e o pino onde vai o cabo do 3° cilindro se soltaram, ae por isso falhava.

Bom, comprei uma tampa nova, Delphi, e a principio o problema foi sanado, mas ainda terei que testar.

Assim que tiver o OK de tudo eu aviso.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 26/4/2013, 18:50

É tinha cara de problema elétrico, eu havia me esquecido da tampa do distribuidor. Não danificou nada do rotor?
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Mensagem por Henrique.M 26/4/2013, 19:06

Então, foi meu pai que desmontou e trocou a tampa, nem vi nada, mas aparentemente o carro voltou ao normal, fiz os mesmos testes que fiz ontem (de bater na tampa do distribuidor e mexer nos cabos) e o motor nem variou.

Vou ver se amanhã eu tiro um foto para vocês "tentarem" ver o que ocorreu com a tampa.

Abraço.
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Mensagem por Henrique.M 28/4/2013, 14:31

Boa Tarde Galera.

Depois de algumas fuçadas, vi que o problema retornou, porem, notamos que era alguma coisa no chicote, só que hora tu mexe no chicote do modulo hey e ocorre a falha, hora não.

Mas medimos os fios e estão ok.

Depois, partimos para a questão do aquecimento, que parece ser a causa.

Com um analise a dedo (literalmente) notamos que o modulo hey esquenta bem mais que a bobina e motor, por sinal, a bobina mal esquenta comparando com motor.

Então queria saber: É normal o modulo Hey esquentar tanto?

Assim que tiver novidades eu posto.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 28/4/2013, 18:16

Fora a questão estética, a solução é colocar uma extensão nos fios e colocar o HEI fora do distribuidor ligado numa cooler, aí é fim de queima por aquecimento.

Quanto ao mal contato tente o limpa contatos e verifique a continuidade dos fio junto à ECM e à bobina.
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Mensagem por Henrique.M 28/4/2013, 20:27

Olha Carlos, ja pensei em fazer essa treta...tipo...fixar o modulo hey no painel corta fogo, com a parte metálica voltada para o motor, com um dissipador nele e um cooler, mas nunca pensei que alguém apoiaria Shocked

Mas mesmo assim, ele costuma esquentar bem mais que o próprio motor?

E outra: Medindo o Rotor, vejo que tem alguma dificuldade da corrente passar por ela, tipo, a lata que recebe a faísca do carvão já esta bastante "escura" e então, fica difícil passar algo ali, alem de que, parece que na união das chapinhas dele, parece que tem uma grande resistência complicando ainda mais a condução da energia.

Amanhã vou providenciar um novo rotor e ver o que acontece.

O chicote também vou ter que criar coragem e ver o que eu faço.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 28/4/2013, 20:38

Bom eu sou da opinião que se não funciona com a estética adequada e funciona bem com visual estranho, fico com o estranho funcional, afinal de nada adianta um lindo carro que não anda!
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Mensagem por Henrique.M 28/4/2013, 22:44

É, porem, vamos por partes...

Meu pai esta convicto que o rotor não esta legal, já que ele não apresenta continuidade em toda a sua área, precisando de uma certa força nas ponteiras do multímetro para poder medir a continuidade dele, e como o distribuidor, como um todo, do meu monza já não é original ou de primeira linha, vale a pena trocar para ver como fica.

Assim que tiver novidades vou informando.

Abraço.
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Mensagem por Henrique.M 29/4/2013, 11:44

Atualizando.

Conversando com meu pai via telefone a pouco ele me contou que trocou o rotor do monza, no inicio ele falhou um pouco, mas logo em seguida voltou ao normal, e ele disse que cutucou tudo que podia atras de algum mal contato, mas a principio nada.

Hoje quando eu voltar para casa vou fazer alguns testes e irei repassar para vocês.

Abraço.
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Mensagem por Henrique.M 29/4/2013, 20:49

Atualizando.

Cheguei em casa e já fui ligando ele, aparentemente não falhou mais, bati no distribuidor, mexi nos cabos de vela e no chicote do modulo hey e nada.

Fiz algumas arrancadas na garagem para ver como estava, e a principio nada de falhar.

Amanhã irei com ele para o trabalho, mas já irei com o scanner, caso ele falhe na ida, na volta irei fazendo logs para posterior consulta do que exatamente esta falhando.

Qualquer cosia só falar.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 29/4/2013, 21:58

Beleza, boa idéia tirar os logs!
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Mensagem por Henrique.M 30/4/2013, 23:30

Boa "Madrugada"...

Bom, para começar, não conseguir fazer o log dele voltando do trabalho hoje, não sei o porque o Elan Scan até achava a central e comunicava, mas os valores não apareceram, estava tudo em 0.

Bom, tirando isso, meu pai comprou uma bobina impulsora e um modulo hey novo, porem, só trocamos a bobina impulsora, e analisando melhor a bobina que estava no meu carro, parece que houve um vazamento de óleo na região do distribuidor, e houve mesmo, mas já foi corrigido na retifica, mas com todo o óleo que molhou ela, deve ter começado a isolar ela, e dificultou a emissão de pulsos. Só para se ter uma base: Ela ficou da cor Laranja.

Amanhã irei dar algumas voltas com ele, mas já com o modulo hey no porta malas, caso ele comece a falhar, eu já troco na hora, porque é o ultimo item que falta, mas, fiz alguns testes com ele, e parece que com ele esta tudo ok.

Assim que tiver novidades, eu compartilho.

Abraço.
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Mensagem por Henrique.M 1/5/2013, 12:02

Bom Dia.

Bom, fui ligar o Monza agora pouco, com ele frio, e ele custou a pegar, mas depois de umas batidas no distribuidor ele voltou, agora fiquei confuso.

Arrumei o meu scanner (parece que anta aqui tava ligando invertido) e a tarde vou dar uma volta com ele com o scanner ligado monitorando tudo para ver onde ele vai falhar.

A noite se tudo der certo posto os logs e o que ocorreu com o carro.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 1/5/2013, 13:24

Se liga com batidas significa mal contato elétrico na fiação do distribuidor, mas em qual fio? As vezes é no contato da bobina impulsora, tem gente que solda no HEI, eu no máximo com uma chave de fenda aumentaria a tensão da mola do conector.
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Mensagem por Henrique.M 1/5/2013, 14:02

Boa Tarde.

Bom, fiz o bentido log, e ele falhou no caminhi até a casa do meu amigo.

Só que olhei o log e não vi nada de anormal.

http://www.4shared.com/office/UZkVUMv2/log_monza_01-05-2013_parte_4.html?

Fico no aguardo.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 1/5/2013, 21:33

Também não vi nada de estranho, a não ser a velha conhecida oscilação do ponto acima de 50ºC, mas facilitaria saber o tempo onde o defeito apareceu.
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Mensagem por Henrique.M 1/5/2013, 22:02

Então, no gráfico da RPM, no incio tem uns picos de 5krpm, deve ser uns 3 picos, mais para o final do gráfico teve outro pico, a falha ocorreu ali, já que eu não estiquei mais marchas depois das 3 primeiras.

Eu também olhei o gráfico e nada de anormal, porem, ele ainda cortou e também apresenta dificuldade na partida em alguns momentos.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 2/5/2013, 06:29

Eu achei que os picos fossem esticadas, já que vi que acelerou de 0-100 km/h em 13 segundos, e foi até 120 km/h, se foram, e o módulo HEI é novo, só posso culpar novamente mal conato entre a bobina impulsora e o HEI.
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Mensagem por Henrique.M 2/5/2013, 07:04

Então...a primeira esticada foi eu mesmo...mas a segunda não foi eu, é ai que pode ser a falha.

E outra, o modulo hey é velho ainda, o que eu troquei foi só a tampa do distribuidor, o rotor, e a bobina impulsora.

Qualquer coisa é só falar.

Abraço.

#Edit

Para melhorar, dei uma "polida" no gráfico, assim fica mais fácil achar onde provavelmente esta o problema.

http://www.4shared.com/office/iVYBNpVe/log_monza_01-05-2013_parte_4_F.html?

Qualquer coisa só falar.

Abraço
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Mensagem por CarlosZ 2/5/2013, 16:32

Vou olhar mais tarde, mas se tem o HEI novo, troque e melhore o quanto puder o contato da bobina impulsora com o HEI.
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Mensagem por Henrique.M 2/5/2013, 17:08

Bom, hoje tomei um sufoco com ele na 118.

Tava eu ultrapassando um lerdo quando ele começa a soluçar e engasgar, só para se ter uma ideia, tive que colocar 3° marcha, antar a 40km/h no acostamento, soluçando por +- 3km.

Bom, pelo menos acendeu a luz de anomalia, estou providenciando o auto diagnostico para ver o que ocorreu, e se for o caso, já faço o que o Carlos falou.

Assim que tiver novidades eu posto.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 2/5/2013, 17:17

No Monza ele não memoriza o erro, se acontecer, tire o erro na hora, nem desligue a chave, solte a embreagem com 3ª engatada e deixe ele morrer, aí consegue tirar o código, a não ser que o erro fique fixo.
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