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Módulo Hey Monza

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Mensagem por Renatosouza 28/4/2013, 15:16

Faz 3 anos q possuo um Monza EFI 2.0, e sou defensor da manutenção preventiva. Por esses dias eu tava parado num semáforo numa boa, e qdo arranquei alguns metros, o carro parou do nada, pelo menos foi na faixa da direita, verifiquei que a linha de combustível estava normal e já desconfiei que fosse o malfadado módulo Hey, e não deu outra, pedi auxilio pra rebocar o carro até em ksa e coloquei o módulo velho DPL que substitui por um Delphi, só por precaução mesmo, o carro pegou na hora, só fiquei chateado pq o delphi é caro.

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Mensagem por CarlosZ 28/4/2013, 18:05

Veja o aterramenro e a voltage do alternador, estes são os mais culpados na queima do módulo HEI.
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Mensagem por Renatosouza 28/4/2013, 18:57

Grande Carlos, a qto tempo. Sou do fórum do monzeiros, fiz o teste com scanner e vc me passou o diagnóstico que por sinal estava péssimo; Erro 42 e 3º cilindro com alta compressão. Infelizmente ainda não tive como $$$ arrumar isso, pois deu um problema na DH e tive que desembolsar 440,00 pratas. Esse erro 42 começou a aparecer depois q mandei trocar a bobina do distribuidor aí começou a dar essa zica. O alternador qdo verifico pelo multímetro não dá picos de tensão, mas esses problemas nem sempre aparecem assim, como se diz, são picos e podem aparecer a qq momento. O q ocasiona isso?

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Mensagem por Surfin 28/4/2013, 19:37

Aproveitando que é um tópico sobre o modulo hei...
Essa semana voltou a negar a dar a partida, estaciona o carro funcionando normal e depois só vira o motor mas nada de pegar...

Como a bobina já tinha sido testada e tava OK, além de ter trocado a parte do chicote que estava com uns "dobrados" no fio, pedi um "kit distribuidor" na nafil (bobina impulsora, modulo hei, tampa do distribuidor e rotor, todos Delphi), mas entraram em contato falando que o modulo está em falta, pra não ficar com o carro parado acho que vou pedir pra mandarem o MTE mesmo, ou melhor esperar mais?
Enquanto as peças não chegam, o que mais da pra ir testando com o multímetro? acho que já vou desmontar o distribuidor e conferir se a bobina impulsora não está com defeito... deve apresentar resistência?
E o próprio modulo, como testar? tem como?

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Mensagem por CarlosZ 28/4/2013, 20:19

Surfin escreveu:Aproveitando que é um tópico sobre o modulo hei...
Essa semana voltou a negar a dar a partida, estaciona o carro funcionando normal e depois só vira o motor mas nada de pegar...

Como a bobina já tinha sido testada e tava OK, além de ter trocado a parte do chicote que estava com uns "dobrados" no fio, pedi um "kit distribuidor" na nafil (bobina impulsora, modulo hei, tampa do distribuidor e rotor, todos Delphi), mas entraram em contato falando que o modulo está em falta, pra não ficar com o carro parado acho que vou pedir pra mandarem o MTE mesmo, ou melhor esperar mais?
Enquanto as peças não chegam, o que mais da pra ir testando com o multímetro? acho que já vou desmontar o distribuidor e conferir se a bobina impulsora não está com defeito... deve apresentar resistência?
E o próprio modulo, como testar? tem como?

Para testar o módulo HEI veja:
https://chevroleiros.forumeiros.com/t67-testar-modulo-hei-com-multiteste
Quanto a bobina impulsora não localizei agora os valores de referência, mas a resistência (via achômetro) deve ser menor que 500 ohms.
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Mensagem por CarlosZ 28/4/2013, 20:22

Renatosouza escreveu: Grande Carlos, a qto tempo. Sou do fórum do monzeiros, fiz o teste com scanner e vc me passou o diagnóstico que por sinal estava péssimo; Erro 42 e 3º cilindro com alta compressão. Infelizmente ainda não tive como $$$ arrumar isso, pois deu um problema na DH e tive que desembolsar 440,00 pratas. Esse erro 42 começou a aparecer depois q mandei trocar a bobina do distribuidor aí começou a dar essa zica. O alternador qdo verifico pelo multímetro não dá picos de tensão, mas esses problemas nem sempre aparecem assim, como se diz, são picos e podem aparecer a qq momento. O q ocasiona isso?

Erro 42 no Monza é falha no sistema de avanço, geralmente fora de ponto, quanto aos picos de tensão eles não acontecem aleatóriaente, quando acontecem, acontecem com frequencia geralmente ao acelerar o motor.
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Mensagem por Renatosouza 28/4/2013, 20:37

Seria o regulador de tensão, caso seja alternador?

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Mensagem por CarlosZ 28/4/2013, 20:42

Renatosouza escreveu:Seria o regulador de tensão, caso seja alternador?
Exatamente ele.
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Mensagem por Surfin 29/4/2013, 17:05

Testei aqui e fora o pino 3 que deu 5.4K (acredito que aceitável) os outros estão com menos de 0,1k de diferença. Não retirei o módulo da base, apenas desconectei tudo dele, não consegui identificar o fabricante (creio ser Gauss).

A bobina impulsora apresentou uma resistência de 822ohm (mesmo mexendo no chicote dela, então não deve ser mal contato).

A tampa do distribuidor é Delco-Remy Made in Korea (original?), aparenta estado de "funcionalidade" discutível, mas acredito que não tão ruim a ponto do carro não funcionar.

O rotor aparenta estado de novo, mas não consta quem é o fabricante, apenas a inscrição "Ind Bras" por dentro.


O que mais pode ser testado?

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Mensagem por CarlosZ 29/4/2013, 19:06

O rotor é uma peça delicada, se tiver uma pequena rachadura nele, o motor não funciona, como é relativamente barato, compre e troque para ter certeza.

Testou o primário e o secundário da bobina?

Qual a resistências dos cabos de velas e das velas?


Última edição por CarlosZ-Administrador em 30/4/2013, 06:34, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Surfin 29/4/2013, 22:11

Rotor comprado já, deve chegar até sexta. Mas o atual está com uma cara boa até.
Bobina testada, valores dentro do especificado.
Velas e cia tentarei testar amanhã Smile

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Mensagem por CarlosZ 30/4/2013, 06:39

Esqueci de perguntar, e como está o carvão da tampa do distribuidor, principalmente quanto à tamanho,, pois se estiver curto, gasto, pode dificultar a condutividade no rotor.

Coloque uma vela direto na saída da bobina sem passar pelo distribuidor e veja se sai faísca.

Já conferiu a sincronia do comando e virabrequim? Viu se o rotor gira quando gira o motor?
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Mensagem por Surfin 30/4/2013, 14:50

CarlosZ-Administrador escreveu:Esqueci de perguntar, e como está o carvão da tampa do distribuidor, principalmente quanto à tamanho,, pois se estiver curto, gasto, pode dificultar a condutividade no rotor.

Coloque uma vela direto na saída da bobina sem passar pelo distribuidor e veja se sai faísca.

Já conferiu a sincronia do comando e virabrequim? Viu se o rotor gira quando gira o motor?

A sincronia do comando creio estar fora, pois tive que corrigir no distribuidor, mas tinha ficado bom. O rotor gira junto com o motor.

Segue fotos do rotor e da tampa:
Módulo Hey Monza P5300167.th

Módulo Hey Monza P5300168.th

Módulo Hey Monza P5300169.th

Resistência dos cabos devo testar mais tarde. Vela direto na bobina não deve funcionar porque o distribuidor não está no carro, sem falar que a bateria estava "nas últimas" já e agora ta no carregador (beeem lento Sad ), então vai demorar um pouco pra testar.
Olhando bem as fotos, o problema parece ser a tampa e o rotor, espero que seja isso mesmo

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Mensagem por CarlosZ 30/4/2013, 15:53

Sobre a sincronia, se já teve que ajustar e agora não pega mais, pode ter mudado novamente e agora a faísca pode estar totalmente fora, precisa conferir efetivamente.
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Mensagem por Surfin 30/4/2013, 17:12

Mas mudar a sincronia a ponto do carro não pegar mais da noite pro dia sem nem ter aberto o capô?
Acho que não é esse o caso porque ele já apresentou isso e no dia seguinte voltou a funcionar normal sem mexer em nada (na verdade, só conferi se o chicote da bobina tava bem firme), ta mais pra mal contato.

Lembrei agora que a gambiarra que fiz pra carregar a bateria impede que abra o capô, tem que desligar o carregador antes, vou deixar carregando mais um tempo (até amanhã, talvez) antes de tirar pra medir as resistências.

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Mensagem por CarlosZ 30/4/2013, 18:23

Pode ter perdido alguns dentes da correia do comando, ou pulado eles, assim basta tentar fazer o carro pegar para que isso aconteça, junto com uma problema de folga no tensionador ou na bomba d'água.
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Mensagem por Surfin 4/5/2013, 18:31

Chegaram hoje as peças novas!
Medi a resistência da bobina nova Delphi e deu 930ohm, vou deixar a que está instalada com os 822.

Comparando com a tampa nova, a antiga parece bem gasta, vou ver se monto tudo e testo hoje ainda.

Só uma coisa me desanimou, enquanto verificava mais uma vez o distribuidor, achei um rachado no imã que vai em cima da bobina impulsora, é grave?
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Mensagem por Surfin 4/5/2013, 20:02

Atualizando: coloquei a tampa e rotor novos e pegou de primeira Smile
Considerando que as 5 vezes anteriores não pegou, é um avanço.
Nos contatos internos da tampa (onde o rotor passa) dava pra perceber o desgaste com os dedos, o formato do carvão também é diferente.
Mas na empolgação de ver se funcionava, esqueci de testar a resistência dos cabos Mad

Agora é observar se volta ao normal mesmo.

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Mensagem por CarlosZ 4/5/2013, 20:11

Que bom! Quanto ao imâ, se rachou simplesmente o campo magnético, que é o que importa, não muda nada, agora se perder um pedaço ou entortar, aí sim é problema.
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Mensagem por Renatosouza 15/6/2013, 17:45

Carlos, acertei o ponto do carro pelo scanner como foi descrito aqui, realmente o carro ficou muito bom, porém 2 coisas ainda persistem: A lâmpada de diagnósticos acesa dando erro 42, sendo que até o distribuidor já troquei por um novo, além de bobina, velas, cabos, conferido sincronismo da correia, verificado aterramento da uce e tb conferido os demais fios do chicote que comunica a uce com o módulo hey. Outra coisa que persiste é q quando o carro tá quente dá um certo trabalho pra pegar novamente o motor de partida gira pesado, mas foi revisado a pouco tempo e trocada a bobina de campo e porta escovas. Só tá faltando testar com outro módulo. Lembro tb que o 3º cilindro tá com mais compressão que os demais, isso pode causar o erro 42?

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Mensagem por Surfin 15/6/2013, 20:06

Só pra dar uma atualizada: com a tampa nova o carro voltou a pegar sempre de primeira, não tive mais nenhum problema, agora tenho certeza que era ela mesmo.

Sobre o problema do Renato, quando gira pesado apenas quando quente, não seria ponto adiantado?

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Mensagem por CarlosZ 15/6/2013, 21:00

O erro 42 deve ser do cilindro irregular e o mapeamento estar fora de sincronia, quanto a girar pesado, se está regulado não é ponto, caso contrário a frio também seria ruim, não só a quente, o meu tem esse problema, demorei 2 nos para descobrir, é excesso de vapores de óleo, esses vapores são de baixíssima octanagem e detonam antes da faísca, por isso vira pesado, quando eu desconecto a mangueira dos vapores do cárter o problema some, mas o consumo aumenta e muito, por isso coloquei um filtro na tubulação dos vapores do óleo, melhorou, mas não resolveu, deixar desconectado é ruim por causa do consumo e pela por jogar poluição direta no ar, se a compressão fosse menor como na gasolina, isso não iria ocorrer.
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Mensagem por Surfin 25/6/2013, 03:19

E não é que voltou a não pegar? 
De manhã funcionou normal, deixei "recuado" na garagem para lavar a tarde, depois de lavado deixei secando ~1h (não lavei motor, apenas a lavada normal por fora) e quando fui colocar no lugar, só girando sem pegar (de novo) em 3 tentativas, ainda bem que eram só 3 metros pra empurrar pro lugar Smile

Bem, de volta aos testes... Suspect

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Mensagem por CarlosZ 25/6/2013, 14:46

Precisa fazer os testes básicos, se tem combustível e se tem faísca, se não tiver faísca teste o módulo HEI como falei em: https://chevroleiros.forumeiros.com/t67-testar-modulo-hei-com-multiteste
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Mensagem por Surfin 26/6/2013, 13:07

Fui testar agora o carro, pra ver se a bomba acionava enquanto tentava dar a partida (teoricamente teste da bobina impulsora, da outra vez acionava a bomba e a bobina passou no teste) e o motor pegou num instante.

Reparei que o painel marcou 15v, ficando só 1 conjunto apagado antes do fim da escala (ficou quase 2 minutos assim e depois voltou ao normal, como das outras vezes que observei isso, por acaso também quando estava meio frio, 17ºc agora).
Até aqui normal, a parte interessante vem agora: o RPM estava apagado, mesmo com o carro funcionando perfeitamente, chamei meu irmão e pedi para que avisasse se o sinal voltaria a aparecer e passei a forçar o conector cinza da bobina, em que os fios aparentam estado duvidoso (o conector preto eu troquei), conforme mexia o rpm dava picos e sumia outra vez, então mexi apenas no fio verde e "shazam"! voltou a funcionar e com uma leitura mais uniforme que antes.

O conector "cinza" novo que tenho aqui (que é preto) possui o fio preto da mesma espessura dos os outros, enquanto no original aparenta ter o sobro ou triplo da espessura, o que fazer agora? O fio preto desse conector provavelmente é a alimentação da bobina, será que é seguro usar um fio mais fino? No Opala, que usa uma bobina dos VW MI, os fios são fininhos, mas é outro carro...

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