Módulo Hey Monza
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Módulo Hey Monza
Renatosouza- Carteira de aprendiz
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Re: Módulo Hey Monza
CarlosZ- Admin
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Re: Módulo Hey Monza
Renatosouza- Carteira de aprendiz
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Re: Módulo Hey Monza
Essa semana voltou a negar a dar a partida, estaciona o carro funcionando normal e depois só vira o motor mas nada de pegar...
Como a bobina já tinha sido testada e tava OK, além de ter trocado a parte do chicote que estava com uns "dobrados" no fio, pedi um "kit distribuidor" na nafil (bobina impulsora, modulo hei, tampa do distribuidor e rotor, todos Delphi), mas entraram em contato falando que o modulo está em falta, pra não ficar com o carro parado acho que vou pedir pra mandarem o MTE mesmo, ou melhor esperar mais?
Enquanto as peças não chegam, o que mais da pra ir testando com o multímetro? acho que já vou desmontar o distribuidor e conferir se a bobina impulsora não está com defeito... deve apresentar resistência?
E o próprio modulo, como testar? tem como?
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Módulo Hey Monza
Surfin escreveu:Aproveitando que é um tópico sobre o modulo hei...
Essa semana voltou a negar a dar a partida, estaciona o carro funcionando normal e depois só vira o motor mas nada de pegar...
Como a bobina já tinha sido testada e tava OK, além de ter trocado a parte do chicote que estava com uns "dobrados" no fio, pedi um "kit distribuidor" na nafil (bobina impulsora, modulo hei, tampa do distribuidor e rotor, todos Delphi), mas entraram em contato falando que o modulo está em falta, pra não ficar com o carro parado acho que vou pedir pra mandarem o MTE mesmo, ou melhor esperar mais?
Enquanto as peças não chegam, o que mais da pra ir testando com o multímetro? acho que já vou desmontar o distribuidor e conferir se a bobina impulsora não está com defeito... deve apresentar resistência?
E o próprio modulo, como testar? tem como?
Para testar o módulo HEI veja:
https://chevroleiros.forumeiros.com/t67-testar-modulo-hei-com-multiteste
Quanto a bobina impulsora não localizei agora os valores de referência, mas a resistência (via achômetro) deve ser menor que 500 ohms.
CarlosZ- Admin
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Re: Módulo Hey Monza
Renatosouza escreveu: Grande Carlos, a qto tempo. Sou do fórum do monzeiros, fiz o teste com scanner e vc me passou o diagnóstico que por sinal estava péssimo; Erro 42 e 3º cilindro com alta compressão. Infelizmente ainda não tive como $$$ arrumar isso, pois deu um problema na DH e tive que desembolsar 440,00 pratas. Esse erro 42 começou a aparecer depois q mandei trocar a bobina do distribuidor aí começou a dar essa zica. O alternador qdo verifico pelo multímetro não dá picos de tensão, mas esses problemas nem sempre aparecem assim, como se diz, são picos e podem aparecer a qq momento. O q ocasiona isso?
Erro 42 no Monza é falha no sistema de avanço, geralmente fora de ponto, quanto aos picos de tensão eles não acontecem aleatóriaente, quando acontecem, acontecem com frequencia geralmente ao acelerar o motor.
CarlosZ- Admin
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Re: Módulo Hey Monza
Renatosouza- Carteira de aprendiz
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Re: Módulo Hey Monza
Exatamente ele.Renatosouza escreveu:Seria o regulador de tensão, caso seja alternador?
CarlosZ- Admin
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Re: Módulo Hey Monza
A bobina impulsora apresentou uma resistência de 822ohm (mesmo mexendo no chicote dela, então não deve ser mal contato).
A tampa do distribuidor é Delco-Remy Made in Korea (original?), aparenta estado de "funcionalidade" discutível, mas acredito que não tão ruim a ponto do carro não funcionar.
O rotor aparenta estado de novo, mas não consta quem é o fabricante, apenas a inscrição "Ind Bras" por dentro.
O que mais pode ser testado?
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Módulo Hey Monza
Testou o primário e o secundário da bobina?
Qual a resistências dos cabos de velas e das velas?
Última edição por CarlosZ-Administrador em 30/4/2013, 06:34, editado 1 vez(es)
CarlosZ- Admin
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Re: Módulo Hey Monza
Bobina testada, valores dentro do especificado.
Velas e cia tentarei testar amanhã
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Módulo Hey Monza
Coloque uma vela direto na saída da bobina sem passar pelo distribuidor e veja se sai faísca.
Já conferiu a sincronia do comando e virabrequim? Viu se o rotor gira quando gira o motor?
CarlosZ- Admin
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Re: Módulo Hey Monza
CarlosZ-Administrador escreveu:Esqueci de perguntar, e como está o carvão da tampa do distribuidor, principalmente quanto à tamanho,, pois se estiver curto, gasto, pode dificultar a condutividade no rotor.
Coloque uma vela direto na saída da bobina sem passar pelo distribuidor e veja se sai faísca.
Já conferiu a sincronia do comando e virabrequim? Viu se o rotor gira quando gira o motor?
A sincronia do comando creio estar fora, pois tive que corrigir no distribuidor, mas tinha ficado bom. O rotor gira junto com o motor.
Segue fotos do rotor e da tampa:
Resistência dos cabos devo testar mais tarde. Vela direto na bobina não deve funcionar porque o distribuidor não está no carro, sem falar que a bateria estava "nas últimas" já e agora ta no carregador (beeem lento ), então vai demorar um pouco pra testar.
Olhando bem as fotos, o problema parece ser a tampa e o rotor, espero que seja isso mesmo
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Módulo Hey Monza
CarlosZ- Admin
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Re: Módulo Hey Monza
Acho que não é esse o caso porque ele já apresentou isso e no dia seguinte voltou a funcionar normal sem mexer em nada (na verdade, só conferi se o chicote da bobina tava bem firme), ta mais pra mal contato.
Lembrei agora que a gambiarra que fiz pra carregar a bateria impede que abra o capô, tem que desligar o carregador antes, vou deixar carregando mais um tempo (até amanhã, talvez) antes de tirar pra medir as resistências.
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Módulo Hey Monza
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Re: Módulo Hey Monza
Medi a resistência da bobina nova Delphi e deu 930ohm, vou deixar a que está instalada com os 822.
Comparando com a tampa nova, a antiga parece bem gasta, vou ver se monto tudo e testo hoje ainda.
Só uma coisa me desanimou, enquanto verificava mais uma vez o distribuidor, achei um rachado no imã que vai em cima da bobina impulsora, é grave?
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Módulo Hey Monza
Considerando que as 5 vezes anteriores não pegou, é um avanço.
Nos contatos internos da tampa (onde o rotor passa) dava pra perceber o desgaste com os dedos, o formato do carvão também é diferente.
Mas na empolgação de ver se funcionava, esqueci de testar a resistência dos cabos
Agora é observar se volta ao normal mesmo.
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Módulo Hey Monza
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Re: Módulo Hey Monza
Renatosouza- Carteira de aprendiz
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Re: Módulo Hey Monza
Sobre o problema do Renato, quando gira pesado apenas quando quente, não seria ponto adiantado?
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Módulo Hey Monza
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Re: Módulo Hey Monza
De manhã funcionou normal, deixei "recuado" na garagem para lavar a tarde, depois de lavado deixei secando ~1h (não lavei motor, apenas a lavada normal por fora) e quando fui colocar no lugar, só girando sem pegar (de novo) em 3 tentativas, ainda bem que eram só 3 metros pra empurrar pro lugar
Bem, de volta aos testes...
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Módulo Hey Monza
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Re: Módulo Hey Monza
Reparei que o painel marcou 15v, ficando só 1 conjunto apagado antes do fim da escala (ficou quase 2 minutos assim e depois voltou ao normal, como das outras vezes que observei isso, por acaso também quando estava meio frio, 17ºc agora).
Até aqui normal, a parte interessante vem agora: o RPM estava apagado, mesmo com o carro funcionando perfeitamente, chamei meu irmão e pedi para que avisasse se o sinal voltaria a aparecer e passei a forçar o conector cinza da bobina, em que os fios aparentam estado duvidoso (o conector preto eu troquei), conforme mexia o rpm dava picos e sumia outra vez, então mexi apenas no fio verde e "shazam"! voltou a funcionar e com uma leitura mais uniforme que antes.
O conector "cinza" novo que tenho aqui (que é preto) possui o fio preto da mesma espessura dos os outros, enquanto no original aparenta ter o sobro ou triplo da espessura, o que fazer agora? O fio preto desse conector provavelmente é a alimentação da bobina, será que é seguro usar um fio mais fino? No Opala, que usa uma bobina dos VW MI, os fios são fininhos, mas é outro carro...
Surfin- Carteira de aprendiz
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