Como utilizar o OP-COM?
CHEVROLEIROS - Fórum Chevrolet - Tire suas dúvidas sobre o seu antigo, atual e futuro Chevrolet :: Mecânica Reparação - Descubra como consertar seu Chevrolet, poste suas dúvidas ou problemas :: Análise Via Scanner Automotivo
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Como utilizar o OP-COM?
Preciso de ajuda para utilizar o OP-COM em uma Zafira 2005 Flex Automática. Tenho dúvida sobre o funcionamento do motor (creio que ele trabalha com rotação irregular), também tem acionado constantemente a ventoinha.
Alguns dizem que este aparelho funciona apenas com a captura de log do motor e que eu devo comparar com o padrão. Outros dizem que consigo até monitorar em tempo real as mediçoes de pressão, temperatura, etc.
Mecânico está dificil confiar, mesmo os já conhecidos, agora somente contando com ajuda do fórum.
Valeu,
Rafael
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : ZAFIRA ELITE 2005
Mensagens : 23
Data de inscrição : 14/07/2013
Idade : 41
Localização : GUARULHOS-SP
Re: Como utilizar o OP-COM?
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
Aquisição!
Existe mais de uma versão deste aparelho. Será que as mais recentes servem na Zafira 2005?
Achei o OP_COM aparelho + cabo, o software nós puxamos na internet???
Esta análise em tempo real é igual à que vi em outros aparelhos? tipo o 327, onde você conecta no notebook, dentro do carro, e vai dirigindo e na tela aparece os dados em tempo real de temperatura, pressão, etc.? Ou o sistema captura os dados e posteriormente você faz a leitura no computador para interpretar as medições através de gráficos?
Abraço,
Rafael
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : ZAFIRA ELITE 2005
Mensagens : 23
Data de inscrição : 14/07/2013
Idade : 41
Localização : GUARULHOS-SP
Re: Como utilizar o OP-COM?
Eu quase tenho certeza que funciona em versões novas(99% de chance), mas eu perguntaria ao vendedor antes.
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
Temperatura no OP-COM
O OP-COM consegue realizar a leitura da valvula termostática para saber se ela está atuando no momento ideal? Você sabe como acompanho isto no OP-COM? Meu carro liga a ventoinha constantemente. Preciso verificar se sensor de temperatura está atuando, válvula termostática, rele da ventoinha enfim, quais são as possibilidades para isto segundo teu conhecimento.
Uma dúvida sobre os gráficos postados de LOG. Quais são os parâmetros na vertical e na horizontal?
Atenciosamente,
Rafael
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : ZAFIRA ELITE 2005
Mensagens : 23
Data de inscrição : 14/07/2013
Idade : 41
Localização : GUARULHOS-SP
Re: Como utilizar o OP-COM?
Sim é possível analisar a válvula termostática, eu já fiz isso na inha Zafira, onde o meu problema era o contrário, abria cedo demais mantendo apenas 66ºC como temperatura estável, isso se consegue ver andando uns 5-10 minutos no plano com velocidade constante perto de 80 km/h na estrada, assim se vê o ponto da temperatura do fechamento.
A outra coisa a ver é a abertura inicial da válvula, para isso deve-se fazer o log padrão 1 ligando o motor frio e deixando na lenta até ligar a ventoinha, neste gráfico da temperatura se vê a válvula abrindo e a temperatura caindo e subindo novamente, este é o ponto da temperatura da abertura.
Para ver a tempertura de acionamento do ventilador, o OP-COM não tem como no Monza um gráfico específico, mas basta olhar a temperatura caindo e subindo após o motor aquecido com o carro parado ou andando em um engarrafamento, este é o gráfico que pode ver no modelo da zafira (anexo1 do tópico de análise).
É em razão destes dados que havia te pedido para fazer os dois testes antes.
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Como utilizar o OP-COM?
Tem oficina em SP? Se tiver com certeza será onde levaremos nossos carros.
Quanto a temperatura, pela tua explicação, o sistema somente permite a passagem da água para o radiador através da valvula termostática, correto? Por isto, em marcha lenta, a temperatura tende a subir, assim que ela estabilizar e/ou baixar é por que a valvula abriu e permitiu o resfriamento da água. Aos 80km/h constante, valvula aberta, temperatura caindo, assim que começar a subir, significa que a valvula se fechou. Certo?
A ventoinha seria uma segunda etapa, sendo insuficiente apenas a circulação da água pelo radiador, então a ventoinha aciona. O funcionamento correto é: temperatura subindo, valvula abre, se for insuficiente, aciona ventoinha, assim que for reduzindo, ventoinha desliga, e se permanecer reduzindo, valvula se fecha.
Entendi certo?
Agradeço muito, bom final de semana.
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : ZAFIRA ELITE 2005
Mensagens : 23
Data de inscrição : 14/07/2013
Idade : 41
Localização : GUARULHOS-SP
Re: Como utilizar o OP-COM?
Eu sou de Porto Alegre, não sei de oficinas em SP, mas pode fazer os testes que te ajudo por aqui.
Não sou mecânico, mas fiz faculdades de Física, Química e Engenharia Elétrica na UFRGS, daí o meu conhecimento ser diferente de um mecânico, eu analiso dados com ciência e não com intuição, e diferente de 90% dos profissionais por aí só troco peças se a troca fizer sentido no problema, só para exemplificar o meu Monza EFI 94 tem quase todas a peças originais ainda, dele só troquei bobina, módulo HEI e bomba de combustível e somente após ter certeza do que eu estava fazendo. (excetuando é claro, óleo, filtro, amortecedor, etc...)
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Como utilizar o OP-COM?
Finalmente chegou meu OP-COM.
Que versão do software você utilizou na demonstração? Estou com uma versão 2010, após a seleção do motor ele realiza as medições, mas não encontrei o botão na parte inferior para gravar o log.
Agradeço,
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : ZAFIRA ELITE 2005
Mensagens : 23
Data de inscrição : 14/07/2013
Idade : 41
Localização : GUARULHOS-SP
Re: Como utilizar o OP-COM?
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Como utilizar o OP-COM?
A tela inicial é esta do link: http://www.google.com.br/imgres?q=OP-COM&start=125&hl=pt-BR&biw=787&bih=410&tbm=isch&tbnid=S48Iauo3lU89nM:&imgrefurl=http://www.imagejuicy.com/images/exotic-cars/o/opel-speedster/47/&docid=Ymro2xZm7ltzjM&imgurl=http://www.obd2-scanner.com/images/10/10-three.jpg&w=650&h=397&ei=FhEAUv6qH-_i4AO7sYH4AQ&zoom=1&iact=hc&vpx=386&vpy=63&dur=141&hovh=175&hovw=287&tx=205&ty=98&page=11&tbnh=137&tbnw=225&ndsp=12&ved=1t:429,r:31,s:100,i:97
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : ZAFIRA ELITE 2005
Mensagens : 23
Data de inscrição : 14/07/2013
Idade : 41
Localização : GUARULHOS-SP
Re: Como utilizar o OP-COM?
Siga o roteiro que está nos precedimentos, ou seja:
Roteiro para usar o OP COM
Abram o aplicativo depois cliquem nesta ordem
Diagnostics
Escolham o ano, no meu caso 2005
Escolham Zafira, e não Zafira-B, ou seu caro
Engine
O mais parecido com o nosso motor da minha Zafira é o Z 18XE
Conforme o link que havia te passado acima.
https://chevroleiros.forumeiros.com/t4-analise-do-motor-via-logs-padroes-da-injecao-por-scanner-diagnostico-automotivo-op-com-e-elm-327-e-excel
Vai aparecer uma tela como esta, mas do motor (engine) e tem que ser de Zafira e não de Astra, apesar de compatíveis.
Nesta mesma tela depois que tu clicar em measuring box (caixa de medição) vai aparecer o botão de log na tela seguinte.
Depois siga o resto dos passos segundo o link.
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Como utilizar o OP-COM?
Consegui.
Gerei um longo arquivo, quase 26 minutos deu 50MB. Liguei de manha, motor frio e nao acelerei. Mas a temperatura estabilizou e nao acionava a ventoinha. Aprox aos 25 minutos liguei o Ar Condicionado, ai sim a temperatura subiu acionando a ventoinha.
O interpretador que funcionou foi o para log longo.
Sao 32 graficos. Quais deles vc acha necessario para comercarmos a analisar:
= Problema de acionamento frequente da ventoinha, com o carro em movimento, pois parado, percebi no teste que ele estabiliza. A temperatura nao sei se esta dentro dos parametros, pois pela medicao via software OPCOM ele sobe ate 105 e aciona a termostatica, reduz a 101, permanece um tempo e comeca a subir ate 105 novamente e estabiliza. Aciono o ar condicionado, ele sobe ate 106 e aciona a ventoinha.
= Funcionamento do motor em marcha lenta. Durante este tempo que esperei para gerar o LOG 1, percebi que o motor nao tem aquela rotacao constante e suave. Embora graficamente ele tenha variado de 770 a 820 (nao sei se esta dentro do normal), o motor parece ficar dando pequenos "engasgos".
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : ZAFIRA ELITE 2005
Mensagens : 23
Data de inscrição : 14/07/2013
Idade : 41
Localização : GUARULHOS-SP
Re: Como utilizar o OP-COM?
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Como utilizar o OP-COM?
Vc conhece algum FREE? Sou leigo nisto. Nunca mandei arquivos para servidor.
Valeu.
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : ZAFIRA ELITE 2005
Mensagens : 23
Data de inscrição : 14/07/2013
Idade : 41
Localização : GUARULHOS-SP
Re: Como utilizar o OP-COM?
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Como utilizar o OP-COM?
Enviei o arquivo do LOG 1 hoje. Não fiz os outros Logs pois fiquei com receio de ter feito errado. A minha Zafira é 2.0, mas utilizei o modelo de Engine como Z 18XE. Será que isto interfere?
O software OPCOM consegui apenas o CHINA-CLONE 08/2010. Os demais eram eliminados pelo anti-vírus (puxei varios na internet, todos com problema).
Por fim, o teste LOG 1 levou 25 minutos sem acionar a ventoinha e só acionou após ligar o A/C. Deveria ter aguardado mais tempo ou 25 minutos seriam suficientes para acionar a ventoinha, já que a temperatura externa estava em 25º?
Agradeço,
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : ZAFIRA ELITE 2005
Mensagens : 23
Data de inscrição : 14/07/2013
Idade : 41
Localização : GUARULHOS-SP
Re: Como utilizar o OP-COM?
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Como utilizar o OP-COM?
Postei o log 1, no link que me enviou. Veja se é isto mesmo.
Valeu.
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : ZAFIRA ELITE 2005
Mensagens : 23
Data de inscrição : 14/07/2013
Idade : 41
Localização : GUARULHOS-SP
Re: Como utilizar o OP-COM?
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Como utilizar o OP-COM?
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : ZAFIRA ELITE 2005
Mensagens : 23
Data de inscrição : 14/07/2013
Idade : 41
Localização : GUARULHOS-SP
Re: Como utilizar o OP-COM?
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Como utilizar o OP-COM?
No teu teste não foi possível verificar a abertura da válvula termostática, ou se correto teu relato que a ventoinha só ligou com o ar acionado, então a válvula está abrindo à 105ºC e fechando à 101ºC, na minha que é clone da sua (Elite 2005), depois de eu colocar a válvula nova a temperatura ficou em 88ºC para abertura e 84ºC para o fechamento, ou seja está muito fora da faixa.
Antes de condenar a válvula e te ensinar a trocá-la, faça o teste que disse acima, e mais o teste da estrada para ter certeza, lembra que falei, 5-10 minutos na estrada plana com o piloto automático ligado à 80 km/h para saber em que temperatura a válvula estabiliza.
Todos os outros gráficos estavam normais, na realidade a única diferença é que acho que estava usando gasolina, enquanto eu uso álcool.
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Como utilizar o OP-COM?
Realizei mais 2 testes, um ontem pela manhã e outro hoje, todos com o motor frio, antes da primeira partida do dia.
A temperatura inicia em 44º/45º no OP-Com. Computador de Bordo indicou 22/23º.
Vou realizar o teste de estrada.
Fiz um outro teste que foi com o motor frio, pela manhã, liguei e já me desloquei por alguns km até acionar a ventoinha. Quando acionou, em 106º pelo OP-COM, a ventoinha não desligou mais, mesmo após 20 minutos com o carro parado, marcha lenta, câmbio em posição neutra, ar desligado.
Deixei ligado o motor e abri o capô. As duas ventoinhas estavam ligadas. É normal? Não liguei o A/C em momento algum e mesmo assim as duas acionaram.
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : ZAFIRA ELITE 2005
Mensagens : 23
Data de inscrição : 14/07/2013
Idade : 41
Localização : GUARULHOS-SP
Re: Como utilizar o OP-COM?
O lado bom é que é mais fácil de trocar o sensor de temperatura do que a válvula termostática.
Na troca, tanto de um quanto de outro recomendo ver o estado do líquido de refrigeração e trocá-lo se estiver com cara de ferrugem e quase sem etileno glicol.
Outro teste final para o sensor de temperatura é desconectar o cabo dele, e mesmo solto ligar um novo (sem instalar, solto, no ar) e ver qual a temperatura ambiente que ele irá informar.
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
» Como é feito
» Como testar seu mecânico
» Como e Quando Utililizar o MULTÍMETRO!!!
» DIREÇÁO HIDRAULICA E ELETRICA ,,, COMO FUNCIONAM !!!!!!
CHEVROLEIROS - Fórum Chevrolet - Tire suas dúvidas sobre o seu antigo, atual e futuro Chevrolet :: Mecânica Reparação - Descubra como consertar seu Chevrolet, poste suas dúvidas ou problemas :: Análise Via Scanner Automotivo
|
|