Como utilizar o OP-COM?
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Re: Como utilizar o OP-COM?
Fiz o teste em 80km/h constante, piloto automático e enviei no teu e-mail. Não sei se ajuda na análise, mas o ponteiro de temperatura no painel do carro permaneceu, neste teste, na segunda metade, porém é tão próximo do meio que não é possível enxergar qualquer espaço entre o ponteiro e o marcador central. Este ponteiro utiliza o mesmo sensor que está logo acima da termostática?
Falta ir ao mecânico e fazer a medição da temperatura a laser.
Esta medição pode ser feita ali mesmo na região do sensor, apontando para uma parte metálica do bloco do motor?
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
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Re: Como utilizar o OP-COM?
Além de fazer o teste da temperatura infravermelha com mira laser, mirando sim o mais perto do sensor possível, outra coisa que deve ser conferida antes de comprar o novo sensor, são os valores de referência nos fios do sensor, não testei estes sinais na Zafira, mas vou assumir que sejam iguais ao Monza EFI, ou seja 1 fio terra, um fio com 5 voltz e 1 fio com a saída do sinal com a voltagem que indica a temperatura.
Tem e sabe como usar um multiteste? Sabe como medir estes valores e onde?
CarlosZ- Admin
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Re: Como utilizar o OP-COM?
Ainda não chegou meu termômetro a laser. Deve chegar esta semana.
Depois que acionou a ventoinha, notei que há uma grande diferença entre a temperatura da mangueira de entrada do radiador e a mangueira de saída. Diferença seria normal, pois a função do radiador é resfriar, porém a mangueira inferior está de morna para fria, dá para ficar com a mão encostada. Já observou isto na sua? Será normal a grande diferença ou indica que na minha zafira a água não está circulando (radiador entupido ou bomba d'agua)?
Quando as medições, sei utilizar sim. Será que são as mesmas abaixo:
Teste resistência eletrica do sensor
20º = 2.40k?
30º = 1.70k?
40º = 1.20k?
50º = 0.85k?
60º = 0.62k?
70º = 440?
Motor Aquecido
80º = 320?
90º = 250?
100º = 200?
Teste de voltagem de retorno
20º = 3.40v
30º = 3.00v
40º = 2.60v
50º = 2.10v
60º = 1.70v
70º = 1.40v
Motor Aquecido
80º = 1.20v
90º = 0.80v
100º = 0.70v
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
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Re: Como utilizar o OP-COM?
Não tem como falar com teste de contato com a mão, precisa medir mesmo.
CarlosZ- Admin
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Re: Como utilizar o OP-COM?
Este teste de sinais padrão não sei. Como fazer?
Tirei o sensor para fazer o teste por temperatura. Aparentemente está ok, quanto à resistência elétrica em função da temperatura.
Quando coloquei o sensor no lugar e conectei o terminal, liguei a ignição, a ventoinha aciona imediatamente e o carro está frio, não usei hoje. Se ligo o carro então, a velocidade dela vai ao máximo, semelhante quando o cabo do sensor está solto.
Descasquei o cabo uns 15 cm depois do conector e o sinal de resistência está ok. Você sabe se este cabo vai direto até o módulo de injeção? Sabe a sequencia de pinagem para que eu possa medir e ver se tem continuidade do conector do sensor ao conector da injeção?
Valeu.
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
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Re: Como utilizar o OP-COM?
reiniciei o módulo de injeção e voltou ao normal o problema no acionamento da ventoinha com o carro frio.
Quanto ao aquecimento, teste dos sinais padrão, como fazer?
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
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Re: Como utilizar o OP-COM?
CarlosZ- Admin
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Re: Como utilizar o OP-COM?
O sensor de temperatura da água tem 2 fios, Marrom e Azul. Meu sensor é aquele que o conector fêmea (no prório corpo do sensor) é branco.
Este de 3 fios deve ser o sensor azul.
Vou fazer as medições de voltagem entre o negativo da bateria e o azul e entre o negativo da bateria e o marrom, da partida pela manhã até o aquecimento e te passo.
Valeu,
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
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Re: Como utilizar o OP-COM?
Fiz as medições.
Entre o negativo da bateria e o fio azul, a tensão é sempre 0V (carro desligado, ligado frio e ligado quente). A resistência, carro desligado, também é próxima a 0 ohms. Será que está em curto ou é por que este sensor é diferente do seu?
Entre o negativo da bateria e o fio marrom, a tensão inicia em 3,6V (carro ligado-frio) e vai reduzindo até 0,8V (carro quente).
Te mandei no e-mail a pinagem do módulo da Zafira motor X20XE. Realmente só tem 2 fios.
O que acha?
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
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Re: Como utilizar o OP-COM?
Ainda com o cabo desconectado, meça a resistência do sensor com o motor frio pela manhã anote e me diga o valor em ohms e da temperatura em ºC.
CarlosZ- Admin
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Re: Como utilizar o OP-COM?
CarlosZ- Admin
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Re: Como utilizar o OP-COM?
Fiz as medições.
Cabo desconectado Terra/Marrom = 5V // Terra/Azul = 0V
Resistência do sensor (carro frio), cabo deconectado = 2,4Kohms
Temperatura externa = 22º
Temperatura OP-COM = 40º (mas pode ser divergência na versão do OP-COM)
Aguardo,
Rafael
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
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Re: Como utilizar o OP-COM?
Isso com certeza não, se fosse a ventoinha não dispararia! Só falta eu lembrar de medir a resistência do meu, depois é comprar e trocar o sensor.rafaelguarulhos escreveu:Boa tarde Carlos,
Temperatura OP-COM = 40º (mas pode ser divergência na versão do OP-COM)
CarlosZ- Admin
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Re: Como utilizar o OP-COM?
Tabela http://www.bosch.com.br/br/equiteste/produtos/eqpdiesel/download/ManualDeTestesDG_flex.pdf
Só para te dizer uma coisa, alguns donos colocam um resitor em série para enganar o ECM e dizer que está mais frio, neste caso o motor injeta mais e aumenta a potência, ou em paralelo para enganar a ECM e dizer que está mais quente, assim a ventoinha aciona mais cedo e o motor trabalha mais frio, que pode ser o teu caso, se for a fiação terá alguma emenda com fita isolante.
CarlosZ- Admin
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Re: Como utilizar o OP-COM?
Efetuei o teste:
* Desliguei o conector do módulo da injeção e a outra ponta, conector do sensor e medi a resistência entre os fios, deu infinito, então em paralelo não tem nada além do sensor mesmo.
Vc mediu a tua?
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
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Re: Como utilizar o OP-COM?
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Re: Como utilizar o OP-COM?
Pensei em trocar o sensor e a válvula termostática (preventivo 150mil km ainda original). Sensor é fácil, e a válvula, você já trocou? Pode me ajudar?
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
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Re: Como utilizar o OP-COM?
Trocar a válvula é simples, solte a mangueira, verá 3 parafusos, tire-os e depois dê umas pancadinhas para soltar a ponta do tubo, coloque a nova válvula, coloque água, solte o sensor de temperatura, deixe o ar sair até que saia água, aperte a válvula termostática, ligue o motor, deixe esquentando e vá soltando de leve o sensor para ir tirando o resto do ar. Não esqueça do aditivo.
CarlosZ- Admin
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Re: Como utilizar o OP-COM?
Ontem resolvi verificar a válvula termostática e realmente ela estava travada um pouco aberta. Troquei e problema resolvido.
Tem lógica:
A válvula permitia a passagem de um pouco de água ao radiador, por isto o carro aquecia, mas não tanto. Também explica a diferença enorme de temperatura entre a mangueira de entrada e a de saída do radiador (pouca água circulando, com a ventoinha ligada, a saída só poderia estar fria, pois foi projetado para resfriar um volume bem maior de água quando o carro está muito quente).
A temperatura medida pelo OP-COM também estava errada. Peguei a versão 08/2010 e agora sim faz sentido. Com o carro frio pela manhã marcou 22º contra 41º na outra versão.
Agradeço,
rafaelguarulhos- Carteira de aprendiz
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