CHEVROLEIROS - Fórum Chevrolet - Tire suas dúvidas sobre o seu antigo, atual e futuro Chevrolet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Multec 700 codigo 15

3 participantes

Ir para baixo

Multec 700 codigo 15 Empty Multec 700 codigo 15

Mensagem por Diego de Deus Bitencourt 2/7/2015, 20:08

Ola galera,

preciso de ajuda,
fiz o teste do lampejo em meu carro e deu código 15, (segundo tabela -Temperatura baixa do líquido de arrefecimento - voltagem alta)

fiz o teste de resistência Ω com o multímetro no sensor de temperatura e deu normal (tanto em temperatura ambiente =~ 25°C, como com água fervendo =~ 100 °C).

o carro apresenta consumo alto, e nas retomadas da uma leve engasgada, as vezes da para sentir o cheiro de combustível.

já levei em 3 mecânicos e nunca fica 100%,

da ultima vez troquei; velas (GM), cabo de vela (Bosh), copo do distribuidor, modulo HEI (com pasta de aterramento), teste de pressão na bomba de combustível, reparo do bico injetor (borrachas de vedação), limpeza do bico, sensor de detonação, filtro de combustível, filtro de óleo, óleo...(não me lembro agora mas teve outras coisas).

o carro não tem a válvula termostática, mas tenho o carro na família a uns 11 anos e desde que compramos ele não tem a válvula, e este problema iniciou a cerca de 1 ano.

o marcador de temperatura marca sempre baixo, quase sempre no azul, em engarrafamentos demorados, as vezes, chega próximo ao meio mas e raro.

Kadett E.F.I 94;95


Diego de Deus Bitencourt
Diego de Deus Bitencourt
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Kadett E.F.I. 1.8 94/95 Gasolina

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/06/2015
Idade : 36
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Multec 700 codigo 15 Empty Re: Multec 700 codigo 15

Mensagem por DUTRA S A 2/7/2015, 21:42

diego , é muito errado andar sem atuaçao da valvula termostatica seja do tempo que for que ja tivesse sem ela,  o fator de alto consumo tem relaçao direta tambem por isso que é andar sem a vt (valvula termostatica ) ,

derrepente voce gastou dinheiro atoa so por causa disso , quando so bastava colocar uma , e ate ja desregulou o carro levando nos mecanicos e que tiraram o pradao de funcionamento da injeçao eletronica so porque ta sem a valvula termostatica ,

toda injeçao eletronica possui uma determinada faixa de trabalho e consumo de combustivel acompanhando a temperatura do motor , o modulo de injeçao (central) tem todas as funçoes pra nao deixar o carro consumir demais , ela corrige tudo e sabe quando precisa de mais ou de menos combustivel de acordo com temperatuda do motor , da agua, rotaçao, aceleraçao , pressao de vacuo, velocidade, igniçao etc...........

em muitos lugares como no nordeste por exemplo , os mecanicos aconselham tirar a vt , por razoes de (achar) que nao vai mudar em nada e o motor vai trabalhar melhor ( nao existe isso !) , mai frio e ate pra nao arriscar a queimar uma junta de cabeçote que colocou, por falta de segurança e incerteza do serviço que fez ( pra tirar o dele da reta entende ?)

entao nunca ande sem a vt , procure usar ela sempre e nao se preocupar com alta temperatura , pois ela tem a funçao de resfriar o motor junto a injeçao eletronica , mesmo que venha demorar a esfriar , super aquecimento se deve por valvula termostatica travada fechada por razoes de prazo de troca vencido , vazamento em alguma mangueira ou a tampa do reservatorio de agua ruim deixando passar agua pra fora , radiador sujo e entupido , bomba de agua ruim nao recirculando agua no bloco

quando na fase fria , a injeçao manda mais combustivel , quando quente , menos combustivel , sem valvula termostatica vai trabalhar mais frio do que deveria e automaticamente consumir mais , ate quando vai acelerar voce deve sentir o que chamamos de buraco , um tipo de engasgo e depois é que a força do motor responde ,

normalmte a ventoinha de resfriaçao é acionada quando o ponteiro de temperatura esta no meio ou pouca coisa acima do meio , e trabalha parado ja resfriado abaixo do meio mas nao proximo na escala azul

Multec 700 codigo 15 Zxln6d

ventoinha aciona em 101 graus , e desliga em 91 graus quando entao o motor esta resfriado na faixa de funcionamento ideal e correto e a vt tambem trabalha ao mesmo tempo da ventoinha

se for colocar a vt , de as caracteristicas exatas do carro , e que sensor de detonaçao é esse em sistema efi , eu nunca vi ??????????????

abs estamos ai
DUTRA S A
DUTRA S A
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR

Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos

Ir para o topo Ir para baixo

Multec 700 codigo 15 Empty Re: Multec 700 codigo 15

Mensagem por CarlosZ 3/7/2015, 07:45

No EFI existem dois sensores de temperatura, um para o painel e outro para ECM, testar o sensor é um teste insuficiente, se a ECM não recebe o sinal nada adianta trocar o sensor, o problema pode estar na fiação até a ECM ou na própria ECM.

Comece testando o fio que vai do sensor até a ECM e se os sinal de 5V e aterramento estão OK no sensor.

Depois ligue o scanner (veja na minha assinatura) e veja que temperatura está acusando.

Se a ECM não recebe sinal de temperatura ela acha que o motor está frio, e quando frio injeta muito combustível, por isso o alto consumo.

Outra coisa o EFI não tem sensor de detonação! Se disseram que trocaram só te cobraram porque não existe no EFI.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Multec 700 codigo 15 Empty Re: Multec 700 codigo 15

Mensagem por Diego de Deus Bitencourt 13/7/2015, 18:51

Ola Galera,
resolvi colocar a válvula termostática, que me deu muita dor de cabeça...

na quinta feira fui na auto pecas e comprei uma válvula termostática para o kadett 94-95, limpador de radiador, e liquido de arrefecimento. Na sexta iniciei o processo, desencaixei as mangueiras, e injetei água no sistema ate sair limpa, em seguida montei novamente e adicionei o limpador, deixei agir como manda na embalagem. No sábado, desmontei novamente as mangueiras e retirei as velas, fiz uma nova lavagem do sistema e fui montar, ai que veio a surpresa, a válvula termostática não encaixava no suporte (as abas eram largas), então tive que deixar para segunda...
   Segunda fui ate a loja que havia comprado a válvula, o pessoal olhou no catalogo e estava certo, então imaginei que poderia ter sido trocado o suporte, pedi então para ver as válvulas do, kadett mpfi do GSI, astra, vectra e monza, todas que imaginei ser compatível, mas nenhuma deu...
     Nao satisfeito fui em três lojas de "radiadores", ate descobrir que o modelo da minha válvula e "separado" do copinho, voltei nas auto pecas, e procurei e nada, só havia com o copinho ou o miolo para encaixar no copinho, conversei com uns mecânicos que me deram a "luz", "veja se não e igual a do monza antigo", então voltei para casa e fiz uma pesquisa na net, e descobri que era justamente a do monza 1.8 82-86, sai novamente a procura, ou do corpo que recebe a válvula para o kadett ou da válvula do monza 86, depois de rodar muito mas muito mesmo (esvaziei o tanque da moto), achei a válvula do monza, ultima no estoque, caixinha velha e empoeirada,(mas para mim já com valor de ouro), comprei e fui montar, fiz uma limpeza no copinho, lavei o sistema novamente, remontei as mangueiras, retirei o ar pelo sensor te temperatura, quando não estava mais saindo bolhas, fui dosando e acrescentando o liquido de arrefecimento, limpei as velas e montei novamente.... enfim pronto. Liguei o carro e fiquei acompanhado se iria ter algum vazamento ate ligar a ventoinha, quando ligou observei a temperatura no painel, pouco acima do azul "1/4", desceu ate o azul, esperei novamente e mesma coisa próximo a "1/4" e desce ate o azul, resolvi sair com o carro, andei uns 15 minutos e mesma coisa, e o pior e que continua engasgando na retomada e cheirando combustível, voltei para casa e fiz o teste com o multímetro,(nos 2 sensores de temperatura assim que a ventoinha desligava) no sensor do painel deu 4,97 V e no outro 1,85V(fio amarelo), resolvi seguir a fiação, e ate na entrada da central e mesma coisa quando a ventoinha desligava proximo a 1,85v.

Obs: na válvula que comprei te 91 graus +-2
     Não consegui anexar as fotos...
Diego de Deus Bitencourt
Diego de Deus Bitencourt
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Kadett E.F.I. 1.8 94/95 Gasolina

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/06/2015
Idade : 36
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Multec 700 codigo 15 Empty Re: Multec 700 codigo 15

Mensagem por CarlosZ 14/7/2015, 17:11

Vai precisar do scanner e fazer um log com o motor frio até acionar a ventoinha, para podermos analisar o problema, depois de acionar a ventoinha sair e andar para ver como fica a temperatura.

Baixar a temperatura depois de 1/4 é normal, pois é a válvula termostática abrindo pela 1ª vez desde frio, depois deve subir novamente.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Multec 700 codigo 15 Empty Re: Multec 700 codigo 15

Mensagem por DUTRA S A 18/7/2015, 22:47

botou uma valvula termostatica de um carburado , é isso mesmo ?

que eu saiba , a vt deve vir gravado os graus de abertura e de fechamento , e tambem mesmo que tenham o mesmo encaixe tem designaçoes se é pra carros com injeçao eletronica ou nao

normalmente se acha a vt completa , que é com cavalete ( cotovelo ) ja vem montada
voce pode usar a do monza ou ipanema 94 ou 95 ou 96 pois sao de aplicaçoes pra sistemas efi , com abertura e fechamentos iguais 91 / 101 , alcool ou gasosa

abs estamos ai
DUTRA S A
DUTRA S A
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR

Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos

Ir para o topo Ir para baixo

Multec 700 codigo 15 Empty Re: Multec 700 codigo 15

Mensagem por CarlosZ 19/7/2015, 10:07

Melhor uma válvula de carburado do que nenhuma, não é?
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 56
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Multec 700 codigo 15 Empty Re: Multec 700 codigo 15

Mensagem por DUTRA S A 19/7/2015, 13:30

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

sim , concordo , mas pelo que imagino ou tao enrolando o amigo ai ou ele mora na cidade mais isolada de barsilia a ponto de nao ter nem parafuso adequado pro carro dele

uma vt pro carro dele aqui em sp de boa qualidade e completa custa menos que 90,00 , geralmente 70.00 , bom , cada um cada um, so to aqui ja dar uma força , pra alertar e mostrar o caminho certo com sua ajuda rsrsrrsr

abs estamos ai
DUTRA S A
DUTRA S A
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR

Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos

Ir para o topo Ir para baixo

Multec 700 codigo 15 Empty Re: Multec 700 codigo 15

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos